Dicas para ter mais dinheiro para investir

Dicas para ter mais dinheiro para investir

Chega uma hora que é preciso pensar no futuro e, para isso, é necessário deixar parte do dinheiro para investir. Pode ser qualquer tipo de investimento, seja ele bancário, em uma empresa ou em imóveis, por exemplo. Afinal, o importante é conseguir guardar parte da renda para quando precisar dela, ter o suporte financeiro necessário.

Entretanto, muita gente reclama que o salário nem chega ao final do mês. Como ter dinheiro para investir nesses casos? No geral, com alguns ajustes financeiros é possível começar a ter um dinheirinho investido, mesmo que seja na poupança ou em um plano de previdência, por exemplo, que aceitam valores baixos para começar.

Veja dicas para ter mais dinheiro para investir e dar os primeiros passos para realizar os seus sonhos!

Para ter dinheiro para investir comece sabendo o que ganha

Quanto você realmente recebe por mês? Faça as contas, retire os valores descontados em impostos, INSS, entre outros e descubra quanto ganha. Não conte com vale alimentação, já que esse dinheiro não poderá ser aplicado em investimentos. Entretanto, contabilize o salário e os ganhos extras que possa ter.

Liste os gastos fixos

Quais são os custos fixos que você tem? Para começar a ter dinheiro para investir é preciso saber exatamente como anda a sua condição financeira. Por isso, liste tudo o que você tem de gasto fixo como, por exemplo:

  • Conta de luz;
  • Conta de água;
  • Aluguel;
  • Internet;
  • Celular;
  • Plano de saúde, entre outros.

Custos variáveis

E o restante do seu dinheiro, como é gasto? Comece a anotar tudo o que compra. Desde o valor do supermercado, até os alimentos delivery e roupas. É a partir deles que você vai poder identificar os supérfluos e possíveis custos que podem ser diminuídos. Isso é essencial para começar a ter dinheiro para investir.

Veja no que é possível economizar

É comum que, após anotar todos os gastos mensais, você note que há coisas que podem ser evitadas ou até gastar menos. Entretanto, caso não tenha identificado isso, separamos uma lista de possibilidades que são:

  • TV por assinatura: considere trocar para um plano mais básico ou ver se a sua operadora de internet não oferece um combo, que resulte em desconto e economia;
  • Internet: será que ninguém fornece um plano mais barato em sua região? Considere verificar se está disponível a internet a fibra, que costuma ter bons preços e não precisa de telefone fixo para funcionar. Dessa forma, você consegue desligar o fixo e economizar;
  • Delivery: claro que você não precisa deixar de comer pizza. Entretanto, pode passar a pedir no dia em que tem promoção. O que acha?
  • Transporte: se for perto, vá a pé e economize combustível. Você pode também passar a fazer alguns trajetos usando a bicicleta ou o transporte público. Cada real é importante para ter mais dinheiro para investir;
  • Economize água e luz: apague lâmpadas que não são usadas no momento e arrume pequenos vazamentos.

Mantenha o foco

Por fim, é preciso garantir que o valor economizado se transformará em dinheiro para investir. Uma dica é guardar cada real gasto a menos em uma poupança, no início. Depois que você tiver uma quantia um pouco maior, procure o investimento mais rentável do momento.

Gostou das dicas? Então navegue em nosso blog e confira mais informações incríveis!

Procurando um Gerenciador Financeiro e de InvestimentosClique aqui e conheça agora!