Como funciona o Pix?

Como funciona o Pix?

O Pix surgiu com a proposta de facilitar transferências e pagamentos. Mas você sabe como usar esse novo sistema de transações? No post de hoje, te mostramos tudo o que você precisa saber para aproveitar os benefícios.

O que é o Pix

Quando você precisa fazer uma transferência, geralmente utiliza TED, DOC ou boleto. Porém, esses métodos apresentam limitação de horário, fazendo o dinheiro demorar mais para entrar na conta. Além disso, em alguns bancos esses serviços têm uma taxa definida, gerando gastos extras para quem está utilizando.

Nesse cenário, o Pix é uma excelente alternativa para quem deseja realizar transações de forma rápida e simples. Com ele, é possível efetuar pagamentos e fazer transferências 24 horas por dia, qualquer dia da semana. Tudo isso em apenas alguns segundos.

Como funciona esse método de pagamento

Como explicamos, o Pix funciona todos os dias da semana e pode ser feito em qualquer horário. Assim, as transações são feitas em tempo real, sem a necessidade de terceiros. Ou seja, o dinheiro vai diretamente da conta de quem está pagando para a conta de quem está recebendo.

E para usar o Pix, tanto quem está pagando quanto quem está recebendo deve ter uma conta em um banco ou uma instituição de pagamento. Em alguns segundos você consegue realizar uma transferência, seja entre pessoas ou entre empresas, ou fazer um pagamento.

Como se cadastrar no Pix

Para fazer o cadastro no Pix é muito simples. Por meio do aplicativo do banco, é preciso fazer o login na conta e cadastrar uma chave, que servirá como um identificador.

Essa chave é conectada aos seus dados pessoais ou bancários e, por isso, não é necessário fornecer nenhuma outra informação para a transação. Se você tiver conta em mais de um banco, será necessário cadastrar uma chave para cada, pois não é possível utilizá-la em mais de uma instituição. Se desejar, também existe a possibilidade de realizar a portabilidade da chave.

Para criar esse endereço, você pode utilizar seu CPF ou CNPJ, e-mail, número do celular ou uma chave aleatória. Esse último caso geralmente é direcionado para receber uma transferência de pessoas que você não conhece, não fornecendo nenhum dado pessoal. Assim, o sistema gera um código aleatório que será utilizado para identificar quem está recebendo o dinheiro.

Benefícios do Pix

Esse método de transações é extremamente seguro, contando com procedimentos de comprovação da identidade sempre que alguém que não é o titular da conta deseja utilizar determinada chave.

Entre as vantagens, é possível destacar que o Pix é gratuito, mesmo quando realizado entre bancos diferentes. No caso das empresas, o custo é bem menor do que os outros métodos de transferências, assim como para quem trabalha, como MEI ou prestador de serviços.

Por fim, não é preciso pagar taxas fixas, como no caso de TED ou DOC, e o processo é muito simples e prático. Com o Pix, as transações são feitas 24 horas por dia até mesmo aos finais de semana.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o nosso site e continue acompanhando todas as novidades.