Dicas para gerenciar as finanças da sua empresa

Dicas para gerenciar as finanças da sua empresa

Para alcançar o sucesso em um mercado tão competitivo como o atual, ter uma boa saúde financeira é um dos principais pilares para a empresa. Mesmo se for um empreendimento pequeno, é vital ter controle e disciplina sobre o dinheiro que entra e o que sai.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a manter o bom relacionamento entre o dinheiro e a sua economia, a fim de se manter ativo e funcionando, sem surpresas desagradáveis no fim do mês.

Separe a conta pessoal da empresarial

Em empresas menores, ou que ainda estão muito ligadas à família que iniciou o negócio, é comum cair na tentação de misturar as contas pessoais com as do empreendimento. Porém, ao tirar dinheiro do caixa, mesmo que em pouca quantidade, você estará se prejudicando.

É fundamental ter um alto controle sobre isso, deixando o que é do trabalho reservado para ele. Isso pode ser feito em uma reunião dos sócios, que juntos, vão estabelecer os períodos e as condições em que vão ser permitidas ações como essa.

Dessa forma, quando alguém quiser interferir nas finanças, deverá prestar contas aos demais, coibindo essa atitude e preservando o caixa do empreendimento.

Tenha disciplina

Um bom gestor tem de ser disciplinado, principalmente quando estamos falando das suas finanças. Ele deve acompanhar todas as operações, com foco e objetividade, a fim de identificar se os objetivos estão sendo alcançados.

Indicadores como faturamento, custos fixos e totais, lucro nominal e margem de lucro, por exemplo, devem ser monitorados e controlados de perto, sempre com o objetivo de evitar surpresas desagradáveis.

Fique atento aos prazos

Parece óbvio, mas atrasar pagamentos é uma das práticas mais nocivas para uma empresa. Não só pelo fato de ter que correr atrás, mas também porque, ao fazer isso, você terá de pagar os juros, que acabam pesando no orçamento do fim do mês.

Portanto, um bom gestor financeiro tem de conhecer todos os seus prazos, para controlar o seu fluxo de caixa e estabelecer as suas prioridades, identificando o que é de curto, médio ou longo prazo.

Controle os seus estoques

Armazenar um produto por muito tempo custa caro para a empresa, mas estar com algo em falta também acaba sendo muito oneroso. A solução para isso é o responsável pelas finanças ser rígido no controle de seu estoque e suas respectivas movimentações.

Não deixando nada parado, mas também não correndo atrás para ter, é um jeito eficiente de evitar gastos desnecessários, otimizando os seus esforços e deixando os clientes satisfeitos com a entrega.

Escolha bem seus fornecedores

Quanto mais fornecedores a sua empresa tiver, maior deve ser a sua atenção sobre eles. Deixar este setor bem organizado, além de economizar dinheiro, também evita reclamações de seus consumidores.

Afinal, um problema de fornecimento pode resultar em um atraso no pedido, criando uma imagem negativa da sua marca, por exemplo. O bom relacionamento entre a sua empresa e o seu fornecedor é a melhor saída para todos.

Acesse o nosso site e veja mais sobre como podemos te ajudar nas finanças de seu empreendimento.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!