Como fazer o fechamento do caixa de maneira correta?

Como fazer o fechamento do caixa de maneira correta?

O fechamento do caixa é um momento essencial do dia para um negócio e deve ser enfrentado com eficiência para que não saia do controle. Para isso, é essencial saber realizar corretamente. Você sabe como fazer o fechamento do caixa de maneira correta?

O que é fechamento do caixa?

Através do fechamento do caixa de um empreendimento ocorre a verificação dos processos de entradas e saídas de mercadorias. Ele pode acontecer de forma diária, semanal ou mensal, sendo mais recomendado e comum a realização diária.

Com a realização do fechamento do caixa, ao final do dia, se torna possível verificar se há algum erro de registro, se os valores estão condizentes com as entradas e saídas e se o dinheiro em caixa está correto.

Veja a importância do fechamento do caixa

A importância de realizar o fechamento do caixa está na possibilidade de encontrar erros e fraudes rapidamente, principalmente quando ele é feito diariamente, pois você sempre tem o resultado do dia anterior para utilizar como base. Ademais, essa prática também possibilita que seja feita gestão sobre falhas que se não forem identificadas em curto prazo, terão consequências maiores e mais difíceis de serem reparados.

Um exemplo da importância da prática do fechamento de caixa é a percepção de que algum produto conta como tendo saído do estado, mas não há o registro do valor referente na entrada. Esse é um erro que pode acontecer, e que se for identificado logo, pode ser reparado, pois você consegue identificar a falha e corrigir.

Como realizar o fechamento corretamente?

Para fazer o fechamento do caixa de forma correta é preciso seguir alguns padrões. Primeiro, no começo do dia deve haver a abertura do caixa, em que ainda não tem valores de entrada no dia, mas há um saldo de reserva utilizado para troco que deve ser inserido no sistema para identificação.

Depois, ao longo do dia todas as entradas e saídas devem ser cuidadosamente registradas, junto com os comprovantes das respectivas operações para possibilitar conferência no fechamento.

Nesse meio tempo, se for preciso incluir capital para obter troco, é fundamental registar o valor para não dar diferença no fechamento do caixa.

Por fim, após o expediente, é preciso verificar todos os valores de entradas e saídas, levando em conta pagamentos feitos como mercadorias para entrada em estoque e pagamento de funcionários.

Uso de sistemas para realizar o fechamento

Como você pode notar, é um processo detalhado e minucioso, por isso o ideal é contar com um software especializado para poder realizar o fechamento do caixa de forma mais segura e sem erros.

Considerações finais

Dessa forma, tomando cuidado para evitar registros duplos ou falta de registro, bem como conferindo todas as entradas e saídas, o empreendimento consegue ter real noção da movimentação realizada no dia, sendo essencial para ocontrole financeiro.

Agora que você já sabe como fazer o fechamento do caixa de maneira correta, acesse nosso blog e encontre outros artigos semelhantes para descobrir muitas outras informações sobre contabilidade e finanças!

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!