Oque são e como funcionam as criptomoedas?

Oque são e como funcionam as criptomoedas?

Quando se fala em investimento e, principalmente, novidades nesse departamento, poucos assuntos estão tão em alta quanto as criptomoedas. Se você nunca ouviu falar nesse termo, com certeza já viu alguém comentando sobre Bitcoin e quantas pessoas ganharam muito dinheiro (ou perderam!) investindo nele.

Mas afinal, o que são criptomoedas? O que significa investir nelas? Como funciona? Quais as vantagens dessa modalidade de investimento? Tire essas e outras dúvidas sobre o tema agora!

O que são criptomoedas?

O nome “criptomoedas” é usado para designar todas as moedas digitais descentralizadas, ou seja, são um tipo de dinheiro (assim como o real, o dólar, etc.), porém que existe apenas virtualmente e que não é emitido por nenhum governo.

O Bitcoin é a moeda digital mais popular nos dias de hoje, mas não é a única. Até porque, o conceito de criptomoeda já existia antes dele. Em 1998, a ideia das moedas digitais foi mencionada pela primeira vez, pelo cientista da computação Wei Dai, que sugeriu que a criptografia podia ser utilizada como forma de controlar transações realizadas com esse novo tipo de dinheiro, totalmente virtual.

Além do Bitcoin, outras criptomoedas que existem nos dias de hoje incluem: Ripple, Ethereum, Litecoin, EOS, Binance Coin e outras.

Como funcionam as criptomoedas?

Uma criptomoeda pode ser usada para os mesmos fins do dinheiro físico, ou seja, daquela nota de R$ 50 que você tem na carteira ou do cartão de crédito que cadastrou para suas compras online. A única diferença é que elas existem apenas virtualmente, ou seja, não são palpáveis. Porém, atualmente, elas fazem parte do dia a dia apenas das pessoas que investem nelas. Ainda não se ouve ninguém dizer que vai utilizar Bitcoins para pagar por um produto, por exemplo. A expectativa é de que essa seja uma possibilidade real no futuro.

Como as moedas digitais não são emitidas por um governo, o mecanismo que existe por trás delas é o chamado blockchain: um sistema que rastreia e registra transações que acontecem pela internet e que possibilita o funcionamento das criptomoedas. No blockchain, os mineradores são os responsáveis por registrar as transações de moedas digitais, assegurando que aquela mesma moeda não tenha sido utilizada anteriormente.

Como investir em criptomoedas?

Para comprar criptomoedas e depois poder revendê-las, basta criar uma conta em uma das corretoras de moedas virtuais que operam no mercado atualmente e começar a negociar a partir daí. Pesquise as diferentes empresas disponíveis, as diferenças de suporte que cada uma oferece, converse com outros investidores e faça a sua escolha!

Vantagens de investir em criptomoedas

A primeira vantagem é o seu grande potencial de valorização. Para se ter ideia, nos últimos anos, algumas tiveram valorização de até 400%. Porém, essa volatilidade do mercado também traz risco de queda, portanto é preciso ter muita atenção.

Diferentemente do que acontece no mercado tradicional de ações, as transações de criptomoedas podem ocorrer 24 horas por dia, basta que as duas partes estejam disponíveis. Como elas são descentralizadas, não existe limitação de horário.

Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Confira outros artigos originais do nosso blog!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!