Entenda tudo sobre o regime de competência

Entenda tudo sobre o regime de competência

Há uma série de características contábeis e financeiras que precisam de toda a atenção dos gestores. Entender tudo sobre o regime de competência é uma delas, visto que esse assunto é fundamental para verificar as receitas e despesas de determinado período.

Pode até parecer um assunto espinhoso, por algumas questões técnicas, mas o regime de competência é indispensável para uma estratégia contábil, como o pagamento de impostos. Deixar o entendimento acerca desse indicador de fora, pode gerar contratempos ao seu negócio.

Por isso, confira tudo sobre o regime de competência e a importância de entendê-lo.

O que é regime de competência?

De forma direta e prática: é quando uma entrada ou saída é registrada, sem ser saldada. Por exemplo: se um cliente comprou um produto na sua empresa no dia 1º de junho e o pagamento só irá cair na sua conta no dia 15 do mesmo mês, o regime de competência registra esse valor quando aconteceu, mesmo sem ter caído na conta da empresa.

Isso vale tanto para o que é recebido, quanto para o que é pago. Ou seja, mesmo que o recebimento/pagamento efetivo ocorra daqui a três meses, o registro sempre será feito no momento em que aconteceu, de acordo com a data do documento/lançamento contábil.

É o contrário, por exemplo, do regime de caixa, que só contabiliza entradas e saídas quando a transação é efetivada financeiramente.

Divisão do regime de competência

Nesse ínterim, podemos dividir o regime de competência em duas partes:

Receitas: quando é efetuada uma venda, é assinado um documento entre partes, quando há oficialização do negócio, entre outras negociações, tudo será registrado exatamente nesse dia;

Despesas: todas as vezes que você fizer o mesmo processo acima, mas adquirindo algo, e não recebendo. Ou seja, sempre que findar um negócio, mesmo que não pague na hora, deverá ser registrado na data em que foi efetuado.

Por que é importante?

Tanto quanto saber, é indispensável entender a importância do regime de competência. Isso porque ele contribui, entre outras coisas, com o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), o documento mais claro quanto aos lucros e/ou prejuízos do seu negócio.

Perceba: estamos falando de um indicador que oferece, especialmente e periodicamente, quais foram as entradas e saídas, mesmo sem que o valor esteja na sua conta. Isso ajuda, por exemplo, a planejar receitas que ainda podem ser agregadas ao caixa ou os gastos que precisam ser realizados.

Em resumo, é uma forma de ter planejamento financeiro. Ainda, segundo consta em nossa legislação, o regime de competência é a ferramenta oficial para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

Como fazer?

Basicamente, há dois meios (que podem ser interligados): com profissionais da contabilidade e sistemas de gestão financeiros para empresas. Nos dois, toda vez que findar uma negociação, poderá fazer os registros.

No caso dos contabilistas, isso pode agregar para achar outras formas de abater impostos, por exemplo; já com os sistemas, é mais fácil ter os números próximos a você para tomar as decisões necessárias, além de planejar toda a parte financeira do empreendimento.

Conhecendo tudo sobre o regime de competência, passe no nosso blog e confira uma série de outros artigos como esse com dicas preciosas para seu negócio.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!