Está com pouco dinheiro e quer investir? Saiba o que fazer

Está com pouco dinheiro e quer investir? Saiba o que fazer

Bom, nos dias de hoje, sabemos que não é preciso ter grandes quantias de dinheiro sobrando para se tornar um investidor. Mas, será que é possível investir estando com pouco dinheiro?

Para muitos, a resposta é não, já que consideram que é preciso possuir uma reserva financeira considerável para iniciar no mundo dos investimentos.

Ficamos felizes em dizer que essas pessoas não têm conhecimento suficiente acerca do mercado financeiro! É possível, sim, investir com pouco dinheiro!

O tal mercado financeiro conta com variadas alternativas acessíveis para quem está com pouco dinheiro.

Ah, e não só é possível investir, mas também obter uma ótima rentabilidade e aumentar seu patrimônio com investimentos adequados, planejamento e estratégia.

Quando você começa a investir com pouco dinheiro, usando uma boa estratégia e fazendo escolhas conscientes e assertivas, seu valor inicial começa a aumentar. Aumentando, assim, os rendimentos do seu ativo, que passam a fazer parte do seu patrimônio, que começa a crescer.

Porém, a falta de conhecimento pode fazer você tomar as decisões erradas… Assim, reforçamos a importância de começar a estudar e se aprofundar o quanto antes!

Mas, afinal, o que devo fazer?

Antes de começar a investir seu - pouco - dinheiro, você precisa se comprometer consigo mesmo.

Se comprometer a ter disciplina, a colocar uma pequena quantia de dinheiro todos os meses (nem que seja aquele valor que você acha que não vai render nada, como o que você gasta em um lanche ou em um dia de folga passeando pela cidade), a palavra chave para o sucesso é a constância (e o foco)!

Uma dica para ter disciplina nos aportes mensais é sempre pensar nos investimentos como uma conta fixa, como algo que você tem que “pagar” mensalmente. Isso vai te ajudar a ter mais compromisso e não desviar a quantia destinada a investir.

Se você tem dúvidas sobre a vantagem de algum investimento, pode sempre consultar simuladores on-line (de renda fixa), como o da XP Investimentos, da Easynvest, entre outros.

Onde devo investir?

Essa dúvida é muito comum entre quem vai começar a investir com pouco dinheiro.

Para respondê-la, deve-se levar em consideração alguns fatores pessoais. Dentre eles, o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) e os seus objetivos ao investir.

Depois de analisar os fatores pessoais, você deve analisar as principais características que devem ser levadas em consideração ao escolher um ativo para investir: liquidez, risco e rentabilidade.

A liquidez representa o tempo que aquele investimento leva para se transformar em dinheiro (nos ativos de alta liquidez, você pode resgatar seu dinheiro a qualquer hora, já nos de baixa liquidez, resgates antecipados podem gerar perdas).

O risco se trata da possibilidade de sofrer perdas financeiras. É importante lembrar que são nos investimentos com maior chance de perdas que há, também, o maior potencial de ganhos, são investimentos arriscados e indicados para o investidor arrojado.

Quer ficar sempre por dentro de temas relacionados ao mundo das finanças e dos investimentos? Então acompanhe nosso blog e aprenda, cada vez mais, como melhorar sua vida financeira!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!