Mitos e verdades sobre as moedas digitais

 Mitos e verdades sobre as moedas digitais

Se você acha que as moedas digitais se resumem ao Bitcoin você está muito enganado. Os número são bem altos. Existem mais de 10.000 tipos de moedas digitais disponíveis.

Mesmo com esse número, ainda há uma grande quantidade de mitos que surgem na cabeça das pessoas sobre esse mundo. Pensando nisso, a gente separou alguns mitos e verdades para ajudar a desmistificá-lo.

Boa leitura!

Mito: só são usadas para atividades ilegais

O mundo das moedas digitais infelizmente ainda não chegou ao conhecimento popular geral.

Isso faz só os acontecimentos mais marcantes sobre o ramo, que na maior parte das vezes são crimes, chegarem aos ouvidos das pessoas.

Muita gente ainda acredita que as moedas digitais só são usadas por hackers, ou por qualquer outra pessoa que possui alguma intenção de cometer um ato criminoso.

De fato, por conta da dificuldade de rastreamento, as moedas digitais são as preferidas dos criminosos para se manterem no anonimato, evitando assim a sua captura. Mas a maioria das pessoas não têm essa intenção.

Para você ter uma ideia do tamanho desse mundo, de acordo com o Insider , com base em um relatório da Crypto.com, cerca de 106 milhões de pessoas estão usando alguma das moedas digitais.

Isso prova que não são somente criminosos que utilizam esse recurso, e que ele não está diretamente ligado com a ilegalidade.

Mito: Não são seguras

Mais uma vez, esse mito surgiu graças à grande repercussão que os crimes relacionados com moedas digitais causaram. Foram vários casos de fraudes e roubos por parte de hackers que visavam esse ativo.

Em algumas ocasiões, esses crimes ocorriam quando havia trocas de criptomoedas entre pessoas, e também quando os hackers conseguiam identificar alguma falha de segurança no ambiente virtual.

É óbvio que os investidores desse ramo correm sim alguns riscos. Mas é preciso entender que tudo o que nós fazemos está sujeito a qualquer tipo de ação por parte de criminosos.

Você pode guardar todo o seu dinheiro no cofre mais seguro, mas, ainda assim, há diversas formas que uma pessoa mal intencionada pode roubá-lo. Basta lembrar o caso do furto ao banco central de Fortaleza, no Ceará.

Não existe nada que seja completamente seguro e inviolável.

Além disso, os ambientes virtuais que concentram as criptomoedas, são criptografados, diminuindo muito a possibilidade de algum ataque.

Verdade: Moedas digitais são extremamente voláteis

Não é raro notar situações em que de repente o valor de alguma moeda cai ou sobe rapidamente. Para se ter uma ideia, o Bitcoin que é a moeda mais famosa, em 2015 estava valendo na casa dos 200 dólares americanos, em 2017 passou para 20 mil dólares e em 2020 chegou à marca dos 12 mil dólares.

Verdade: É relativamente fácil de entrar

Um ponto que deve ser destacado, é que não há muitas barreiras que impeçam qualquer pessoa do mundo a começar nesse mundo de criptomoedas.

O que é preciso é dinheiro e conhecimento no assunto. Se a pessoa fizer parcerias ou tiver uma equipe própria, fica muito mais fácil e seguro de adentrar.

As moedas digitais são um bom investimento. Obviamente que é preciso ter alguns cuidados para entrar de cabeça nesse mundo.

Buscar conhecimento sobre os detalhes e informações é fundamental para você saber onde, exatamente, está pisando.

Entretanto, nem de longe o mundo das criptomoedas é aquele lugar feito para você perder todo o seu dinheiro, ser roubado ou algo assim.

Para entender mais sobre o mundo financeiro, acesse o nosso blog. Lá está repleto de informações relevantes, que vão ajudar você a entender melhor sobre todos os detalhes.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!