Diferença entre dividendos e Juros Sobre Capital.

Diferença entre dividendos e Juros Sobre Capital.

Ao entrar para o mercado de investimentos, palavras como dividendos e Juros Sobre Capital Próprio passam automaticamente a fazer parte da vida do investidor. Entretanto, esses dois termos contam com algumas diferenças importantes a serem compreendidas.

Para os que investem em ações, o aumento do seu patrimônio pode ocorrer de duas formas. A primeira é através da valorização das ações e a segunda pela distribuição de parte do lucro das empresas de capital aberto.

Os lucros serão distribuídos levando em consideração a quantidade de ações de cada investidor e isso será obtido pelos dividendos ou JSCP. Dessa forma, é preciso considerar os pontos de vantagem e desvantagem de cada um.

Divisão de lucro das empresas

De acordo com a lei brasileira, as empresas precisam dividir seus lucros com os seus acionistas. Isso ocorre de forma distinta em países como Estados Unidos, nos quais a empresa pode ou não optar por isso e, caso escolha não distribuir, ela reaplicará os recursos na própria empresa.

Mas, no Brasil consta na Lei de Sociedade por Ações 6.4040/76 que toda empresa que conte com capital aberto deve realizar essas ações de distribuição aos seus acionistas.

O que são dividendos?

Para entender as vantagens e desvantagens de cada um desses lucros é preciso entender seus conceitos. Os dividendos, por exemplo, são uma parte do lucro que será distribuída aos acionistas de uma empresa.

Esse lucro será proveniente da apuração total da empresa e uma parte será dada aos sócios. Esse valor já é líquido e por isso os impostos todos serão devidamente descontados.

O que são os Juros Sobre Capital Próprio?

Esta é outra forma de realizar a remuneração dos acionistas de uma empresa. Nesse caso, será feita com base no cálculo de Patrimônio Líquido, que consta no Balanço Patrimonial, e não no lucro líquido.

Assim, será aplicada uma taxa específica, conhecida como Taxa de Longo Prazo. O JSCP, então, constará como uma despesa na Demonstração do Resultado do Exercício.

Diante disso, não será realizada uma tributação em cima desse valor, pois como se trata de uma despesa, o valor então será deduzido. Entretanto, o Imposto de Renda será sobre o valor antes que este chegue na conta do acionista. Geralmente esse valor é de 15%.

Diferença entre Dividendos e JSCP

Para entender mais claramente como funcionam essas duas práticas, é preciso dar destaque às diferenças principais na execução desses dois pagamentos.

No caso dos dividendos, a base de cálculo acontecerá por meio de lucro líquido, enquanto no JSCP será por patrimônio líquido. A porcentagem de remuneração deste primeiro deve constar no estatuto da empresa, enquanto a do segundo é limitada por meio da lei.

Os impostos para os acionistas não serão tributados em relação aos Dividendos, enquanto no JSCP será cobrado um tributo direto da fonte, em um valor inicial determinado de 15%.

Qual dos dois é o melhor?

Ao analisar de forma rápida, a princípio, o não-pagamento de impostos é algo vantajoso para as empresas. Entretanto, isso vai depender muito da empresa que o investidor deseja atuar como acionista. Vale ressaltar que algumas optam pelas duas modalidades.

É possível destacar que alguns juros sobre capital se mostram mais vantajosos que os dividendos. Mas, para o investidor que se interesse por adotar a estratégia de dividendos, é preciso que haja estudo de pelo menos um ano em relação aos pagamentos para concluir a escolha.

Isso deve ser levado em consideração pois algumas empresas estão sujeitas a questões como a sazonalidade. Então, ao escolher uma das duas opções sem considerar todos esses fatores, podem surgir uma série de erros prejudiciais para o investidor.

Acesse o site para mais informações a respeito de nossos serviços!