Passos para manter um saldo positivo durante o ano

Passos para manter um saldo positivo durante o ano

Com a chegada de um novo ano, é comum que muitas pessoas comecem a fazer planos para o futuro, especialmente envolvendo aspectos financeiros que elas gostariam de ver modificados nas suas vidas. Assim, não é incomum que surjam pensamentos a respeito da compra de imóveis ou de carros, por exemplo.

Mas, mais do que sonhar, para conseguir atingir esses objetivos de ordem prática, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Ele te ajudará a manter o saldo positivo ao longo do ano e pode ser conquistado através de dicas simples.

Logo, algumas dessas dicas serão dadas nos próximos tópicos do artigo para garantir que as dúvidas e preocupações com dinheiro fiquem bem longe da sua realidade. Acompanhe.

Observe a movimentação financeira do ano anterior

Observar a movimentação financeira do ano anterior é fundamental para conseguir ter maior controle dos gastos. Portanto, comece a criar o hábito de anotar tudo o que você gastou. Isso te ajudará a visualizar no que o seu dinheiro foi efetivamente empregado.

Para garantir a organização e ter uma noção mais detalhada das suas finanças, procure dividir os seus gastos por categorias, como alimentação, educação, lazer, atividades físicas e, claro, despesas voltadas para a casa. Posteriormente, faça uma média de cada categoria.

Corte os gastos desnecessários

Através da etapa anterior você será capaz de perceber quais gastos foram necessários e quais não foram tão importantes assim. Porém, vale ressaltar que mesmo nas categorias de maior relevância é possível encontrar meios de economizar.

Assim, sempre procure observar os seus gastos com atenção, especialmente aqueles que se voltam para questões como as atividades físicas e o lazer. Por exemplo, procure refletir se você precisa mesmo pagar as mensalidades de uma academia quando existem espaços públicos nos quais seria possível se exercitar.

Crie uma reserva de emergência

Depois de eliminar todos os gastos supérfluos, é chegada a hora de pensar a respeito da criação de uma reserva de emergência. Tudo o que sobrar na etapa anterior deve ser aplicado nessa reserva.

Para saber que você conseguiu chegar a um valor ideal, é necessário multiplicar os seus gastos mensais por 6 ou 12. Guarde dinheiro em todos os meses do ano até que você consiga chegar à quantia desejada.

Procure estabelecer metas claras

É importante lembrar que a reserva de emergência não deve ser usada para gastos não planejados. Logo, é importante ter outra estratégia para eles e ela é a criação de metas claras.

Isso consiste em juntar o dinheiro necessário para realizar alguma compra ou atividade que você deseja muito. Portanto, se encaixam nessa categoria coisas como a compra de um novo celular ou mesmo uma viagem de férias.

Resolva os seus problemas com dívidas

Lide com as suas dívidas. Caso esse problema não seja solucionado, as outras estratégias vão se mostrar pouco efetivas. Logo, somente tudo aquilo que você precisa quitar e veja quanto da sua renda mensal pode ser destinado para isso. Posteriormente, procure pelos seus credores para fazer uma negociação.

Para saber mais a respeito do assunto, leia mais artigos no nosso blog ou acesse o nosso site.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!