Entenda como ter disciplina financeira

Entenda como ter disciplina financeira

Ter um bom futuro econômico, pautado em segurança e conforto, depende diretamente de boas práticas de disciplina financeira. Essa qualidade é construída com o tempo e depende de empenho. Porém, é essencial para realizar sonhos materiais, como a compra de uma casa própria ou um carro.

Mas, a manutenção da disciplina financeira não é algo simples. Para tal, é necessário ter comprometimento com os objetivos em longo prazo e isso implica diretamente em abrir mão de diversões momentâneas e imediatas.

Entretanto, se você deseja desenvolver a disciplina e garantir uma boa saúde para as suas finanças, as dicas a seguir podem ajudá-lo nessa tarefa. Continue a leitura para saber mais.

Defina quais são os seus gastos prioritários

Definir os gastos prioritários é o primeiro passo para ter disciplina financeira. É necessário identificar todas as entradas e saídas de cartões de créditos e contas correntes. Durante esse processo, as despesas devem ser categorizadas.

Posteriormente, é importante começar o processo de diferenciação entre gastos prioritários e supérfluos. Na primeira categoria podem ser encaixadas coisas como alimentação, moradia, transporte e educação.

A segunda, por sua vez, refere-se aos gastos que não têm impacto direto no dia a dia de uma pessoa, como compras de roupas.

Corte gastos desnecessários

Uma vez que as prioridades foram definidas, é preciso analisar o orçamento de forma cuidadosa para conseguir detectar em quais áreas seria possível fazer cortes ou reduções significativas.

Por exemplo, atualmente algumas pessoas que pagam pacotes mais caros em plataformas de streaming mesmo sem ter tempo para assistir aos conteúdos. Assim, optar por um plano mais barato seria um caminho para diminuir os gastos ligados a isso e um passo rumo à disciplina financeira, que consiste também em revisar formas de consumo.

Escolha um método de controle financeiro

Outro passo importante desse processo é a escolha de um método de controle de gastos. O primeiro critério que deve pesar nessa escolha é a adequação à rotina, visto que você precisará anotar as suas despesas.

Portanto, uma boa solução pode ser escolher um aplicativo de controle financeiro. Afinal, nos dias de hoje as pessoas estão sempre com o celular em mãos. Mas outros meios também podem ser utilizados, como as tradicionais planilhas e anotações em cadernos.

O objetivo dessa etapa é ampliar a atenção que se tem aos gastos, provocando reflexão sobre eles.

Evite parcelamentos

Os parcelamentos, especialmente em longo prazo, podem ser tentadores para adquirir bens mais caros. Entretanto, eles são uma verdadeira armadilha quando se fala sobre disciplina e planejamento financeiro. Portanto, sempre que for possível, evite parcelar as suas compras.

Caso o parcelamento seja necessário, é interessante contabiliza-lo no planejamento financeiro mensal, de forma que ele seja movido para os gastos prioritários pelo tempo que durar.

Faça investimentos

Por fim, uma vez que as suas finanças estejam devidamente controladas e os seus hábitos de disciplina financeira tenham sido desenvolvidos, é chegado o momento de pensar em fazer investimentos. Para tal, é preciso identificar o seu perfil e os seus objetivos.

Os investimentos são uma forma de assegurar uma reserva financeira e não deixar o dinheiro parado em uma conta corrente, onde ele pode ser acessado e gasto com facilidade. É importante ter em mente que um dos propósitos da disciplina financeira é justamente evitar esse tipo de comportamento nocivo.

Para saber mais sobre educação financeira, leia outros artigos no nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!