Dicas para não ir a falência

Dicas para não ir a falência

Ao começarmos a nossa própria empresa, um dos maiores pesadelos é ter que aceitar a falência do negócio. Mesmo fazendo aquilo que gostamos, o que entendemos e até do que estudamos, apenas isso não basta para evitar o pior.

Pensando em te ajudar a manter a sua empresa funcionando de maneira saudável, separamos 5 dicas para que o seu empreendimento não se torne mais um na estatística daqueles que fecharam logo nos primeiros anos de vida.

1. Faça um levantamento entre o fluxo de caixa

Uma das primeiras coisas a se analisar quando se está em uma situação desconfortável, é dar uma olhada no seu fluxo de caixa, já que é a partir dele que você verá onde estão os seus reais problemas.

As causas para que ele esteja negativo podem ser diversas, desde gastos internos desnecessários e em demasia, até vendas de menos, fazendo com que o dinheiro saia mais do que entre, nesse exemplo citado.

Por isso, é vital que o gestor faça um levantamento completo de todo o histórico financeiro da empresa, para em seguida fazer uma análise, a fim de identificar e corrigir os problemas que encontrar.

2. Analise o preço das vendas

Também é interessante fazer uma análise do preço da venda de seus produtos/serviços. Mesmo que o preço seja bom para o cliente final, é vital que ele também dê lucro para a sua marca.

Se esta conta não fechar, então a formação de preço está errada, portanto é algo que os gestores devem rever com urgência, explicando para o consumidor final o reajuste, se for preciso.

3. Corte despesas desnecessárias

Além de olhar para o fluxo de caixa e o preço final do seu produto, é preciso verificar quais gastos internos podem ser cortados, sem que os serviços essenciais para o seu funcionamento sejam prejudicados.

Vale ressaltar que existem custos que trazem retorno em vendas, como os de marketing, por exemplo. Então é importante ponderar e discutir sobre cada ponto que será descartado, para ter certeza de que é o certo a se fazer.

4. Renegocie as suas dívidas

As dívidas que se acumulam, com o tempo, se tornam uma bola de neve muito grande com o tempo. Portanto, antes de correr atrás de empréstimos e contrair ainda mais problemas para o seu caixa, tente renegociar as que você já tem.

Fazer isso demonstra interesse da sua parte para o credor, que por sua vez, terá uma abertura maior a conversar com você sobre o assunto.

Comece pelas de juros mais pesados, parcelando o seu saldo devedor e, se possível, negociando uma nova taxa com novos prazos.

5. Cumpra os novos prazos

Após renegociar tudo, é preciso cumprir o que foi combinado, sem falta e, de preferência, antecipando algumas parcelas, quando for possível.

Tudo isso para mostrar e demonstrar que o seu empreendimento está agindo de forma diferente e agora é possível confiar nele novamente.

Depois de estar tudo quitado, tenha cuidado para não entrar novamente nessa armadilha, e se comprometa apenas com aquilo que puder cumprir de uma forma mais tranquila.

Este artigo foi útil? Acesse o nosso blog e leia mais textos como este.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!