Sinais que sua empresa não tem saúde financeira

Sinais que sua empresa não tem saúde financeira

Determinar se uma empresa possui saúde financeira é um processo relativamente fácil. Caso as contas estejam no azul e a folha de pagamento seja quitada mensalmente, esses são indicativos de boa saúde. Entretanto, existem níveis e diferenças pontuais que servem para determinar a solidez das finanças.

Assim, conhecer esses indicadores se mostra importante para verificar também cenários nos quais a saúde financeira não é positiva. Eles serão explorados ao longo do presente artigo.

Quedas na receita

O primeiro indicador é a queda da receita, que pode ser observada com facilidade. Ele serve para demonstrar que os cálculos relativos aos investimentos e ao retorno não estão sendo bem executados. Assim, isso atrapalha o crescimento empresarial e faz com que os cortes de gastos se tornem necessários para a continuidade do funcionamento.

Embora esses cortes sejam necessários ocasionalmente, eles devem ser feitos com base na produtividade. É preciso avaliar o que não contribui para esse fator e, assim, realizá-los. Além disso, as quedas na receita também podem ser indicativos de que é preciso repensar as estratégias de marketing.

Falta de novos clientes e evasão de clientes antigos

Caso a atração de novos clientes seja um problema, isso é um indicativo de que algo está errado. Além disso, se os clientes antigos estão optando por fazer negócios com outras empresas, os motivos devem ser analisados de forma cuidadosa.

Entender o que está acontecendo passa por uma avaliação do Custo de Aquisição do Cliente (CAC), um indicador muito importante. Portanto, se a empresa está gastando muito para conquistar novos clientes e para manter a fidelidade dos antigos, as estratégias devem ser reavaliadas e adequadas à realidade atual.

Aumento das despesas

Os cenários descritos tendem a gerar o aumento das despesas e, então, a empresa passa a trabalhar no limite por não conseguir aumentar as suas vendas. Assim, esse processo tende a se transformar em uma bola de neve, provocando cada vez mais dívidas.

Dessa forma, uma vez que a empresa está operando no limite e não consegue obter mais retornos, é importante diminuir as despesas desnecessárias, quer se fale sobre cortar gastos com colaboradores e setores ociosos ou sobre a economia nos gastos variáveis.

Falta de indicadores de monitoramento

Vale pontuar que todo esse cenário de saúde financeira negativa é gerado a partir da falta de indicadores de monitoramento. Eles são responsáveis por oferecer informações mais profundas sobre a saúde da empresa e devem ser adotados desde o momento da sua abertura.

Em casos como esse, o mais indicado é delegar a tarefa para um profissional especializado, que será capaz de fazer uma avaliação completa e minuciosa para determinar os rumos da gestão. Além disso, com a contratação de um profissional externo o processo será conduzido de forma imparcial, algo que pode ser muito benéfico.

Índices de endividamento elevados

Quando a empresa encontra dificuldades para manter o capital de giro, bem como as contas em dia, isso é sinal de alerta de endividamento. Nesse cenário, os empréstimos devem ser repensados, em especial nos casos que as dívidas superem os ativos financeiros da empresa ou o retorno de vendas.

Além disso, é imprescindível ter cuidado para não contrair novas despesas e procurar meios de renegociar os maiores débitos.

Para encontrar outros artigos a respeito de saúde financeira empresarial, visite o nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!