Dicas para se proteger da inflação alta

Dicas para se proteger da inflação alta

A inflação é um índice que preocupa muitos países ao redor do mundo, principalmente aqueles considerados em desenvolvimento. O que inclui o Brasil, que apresenta uma alta nesse número com certa frequência.

Por isso, é importante estar sempre atento e tomar cuidados constantes com as economias, a fim de evitar a desvalorização do dinheiro, de um modo geral.

A seguir, vamos te contar algumas dicas de como se proteger da inflação da melhor forma possível.

1. Tenha seus gastos em um gerenciador financeiro

Seja para a sua empresa ou para as compras mensais no mercado, é importante ter um controle de custos de todos os envolvidos, desde funcionários a familiares. Dessa forma, você consegue evitar que surpresas desagradáveis apareçam.

A ideia é estabelecer um teto de gastos, para que haja inclusive uma boa margem de erro, já que existem alguns que variam e não estão diretamente sob o nosso controle, como o aluguel do imóvel, por exemplo.

Outros podem ser mais facilmente contornados, mesmo variando com mais constância, como a alimentação, que é frequentemente impactada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

2. Atenção às contas essenciais

Além dos gastos corriqueiros, é preciso ter atenção às contas que têm os preços controlados pelo Governo, tais como o de combustível, a de energia elétrica e a de água, que acabam fazendo toda a diferença quando não se está nadando em dinheiro.

Em casos como estes, não podemos optar por este ou aquele serviço, mas é possível controlar a quantidade que usamos. Ou seja, é importante evitar todo e qualquer desperdício.

Economizando aos poucos e todos os dias, você vai notar a diferença no fim do mês.

3. Para quem possui aplicações financeiras

Ficar de olho naquele dinheiro guardado em aplicações financeiras também é de suma importância, principalmente quando estamos falando da tradicional poupança, que tem perdido força com a alta da inflação.

No ano de 2020, ela rendeu aproximadamente 2,11% e tem uma tendência de piorar ainda mais em 2021. Portanto, é aconselhável buscar investimentos que tenham relação direta com a inflação.

Busque aqueles que oferecem uma remuneração pela inflação, aqueles que costumam usar o próprio IPCA, aliada a uma taxa de juros, que você já sabe qual é no momento em que for realizar tal aplicação.

Existem diversas opções no mercado, que podem ser os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Nesses dois últimos, a vantagem é de serem isentos do Imposto de Renda.

4. Busque renegociar alguns reajustes

Mesmo com um alto IPCA, o índice que mais mexe com as taxas e cálculos de aluguel de imóveis é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), portanto vale entrar em contato com o seu locador e buscar uma renegociação.

Para ter um melhor balizamento, procure saber o valor dos aluguéis próximos do seu local, para poder negociar e barganhar, buscando sempre o melhor negócio para você.

Acesse o nosso site e veja mais sobre os nossos serviços.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!