Como a inflação afeta nossas vidas?

Como a inflação afeta nossas vidas?

A inflação é um assunto bastante aterrorizador para algumas pessoas. De modo geral, todo mundo já ouviu falar “a inflação subiu dois pontos percentuais hoje” ou “a inflação desceu dois pontos percentuais hoje”. Frases essas citadas em noticiários locais ou nacionais, que assusta quem escuta, muitas vezes por não conhecer ou não saber do que se trata o assunto. Logo mais abaixo, explicaremos o que é e como afeta as nossas vidas.

Primeiro de tudo, quem nunca foi a um supermercado comprar um produto por um preço “x” e dois dias depois esse mesmo produto já estava a um preço “xy”, pois muitos brasileiros já tiveram esse descontentamento na hora de comprar, principalmente em compras mensais. A inflação é o aumento contínuo no nível geral dos preços o que afeta diretamente o poder de compra do consumidor.

O indicador utilizado para medir o índice da inflação no Brasil é o IPCA. Por meio desse indicador, o governo faz uma média de todos os produtos ou serviços que fazem parte da cesta básica do consumidor: taxas, alimentação, educação, transporte, lazer e entre outros. Calculado pelo IBGE, ele divide esses produtos em grupos e cada um deles com um peso específico de acordo com a oferta e demanda.

Economias reservadas em poupanças ou embaixo do travesseiro podem ser prejudicadas conforme a variação da inflação de forma que, se eu guardo um valor “X” para realizar uma viagem daqui a 6 meses, por exemplo, e a inflação no período sofre um aumento de 10%, eu vou precisar de uma quantia maior do que a que eu guardei para conseguir bancar os custos.

A inflação atua na diminuição do poder de compra dessa forma. Exemplo, a inflação subir 10% significa dizer que os preços dos produtos essenciais subiram também 10%, ou seja, se você comprava algo a 100 reais, esse mesmo item vai custar 110 reais.

Da mesma forma que ela diminui o poder de compra do consumidor, ela também pode aumentar exponencialmente o poder geral de compras. Quando a inflação sobe sabemos que as coisas ficam mais caras e consequentemente o poder de compras cai, porque tudo está mais caro. Mas e quando a inflação cai, o efeito é inverso, as coisas ficam mais baratas o que possibilita um poder de compras maior.

Mas e como você escapa dos efeitos da inflação? Se manter a salvo da inflação não é uma tarefa fácil, uma vez que é ela que determina o preço básico dos produtos essenciais para a sobrevivência. Com um pouco de organização financeira você consegue se sobressair em relação a ela. Aos que possuem metas a longo prazo, existem investimentos que variam de acordo com a variação da inflação. Se a inflação subir 10%, o dinheiro investido no ato do resgate sobe 10%, se o IPCA cair 10% o investimento no ato do resgate cai 10%.

Em resumo, é uma ótima espécie de investimento para quem não quer ficar pra trás do índice da inflação e como ele flutua de acordo com a variação, você nunca ficará atrás no poder de compra.

Acompanhe nosso site para mais informações a respeito de processos financeiros.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!