Pilares da Gestão Financeira em empresas

Pilares da Gestão Financeira em empresas

Com um mercado cada vez mais saturado, é necessário dispor de estratégias e processos que fomentem o crescimento da marca no mercado e, assim, o faça sair da concorrência!

Entretanto, não é somente o volume de vendas que garante o sucesso de uma empresa. A competitividade começa de “dentro para fora”. Ou seja, entender como andam os processos internos — especialmente a gestão financeira — de uma empresa, e assim, utilizá-las para que entreguem resultados realmente lucrativos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja os 6 pilares da gestão financeira para tornar o seu negócio ainda mais lucrativo e saudável.

1. Crie um planejamento financeiro eficiente

Para obter uma excelente gestão financeira nas empresas, ela precisa ser totalmente atrelada ao planejamento. Ou seja, o planejamento financeiro deve ser coerente às metas e principais objetivos da organização.

Esse tipo de planejamento vai facilitar ainda mais a gestão, conferindo respaldo acerca das decisões que são tomadas em âmbito corporativo. Com isso, conseguimos prever uma maneira ainda mais prática de prevenir-se de problemas, crises e investimentos que não deram sucesso.

3. Projete o orçamento financeiro da sua empresa de forma anual

Em outras palavras, sabemos que qualquer negócio no mercado precisa fazer a projeção de suas próprias despesas e receitas. Ao ter ciência dessas projeções — que por sinal, são bem estratégicas e tornam a empresa ainda mais competitiva no mercado — o negócio consegue dominar ainda mais as formas para alcançar os objetivos financeiros que anteriormente eram prioridade para algum tipo de objetivo, seja para o crescimento da empresa através de melhorias internas, criação de novos setore, inserção de novas tecnologias, investimentos, e entre outros relacionados.

4. Faça o controle mensal das finanças

Depois de projetar o orçamento do seu caixa financeiro para o ano, está na hora de realizar esse mesmo passo para o curto prazo. Ou seja, estamos falando de uma projeção financeira mensal. Nesse ponto, é essencial perceber que esse tipo de controle fará a empresa consiga identificar e corrigir falhas de forma antecipada, que foram advindas de um planejamento estratégico mal estruturado.

Ou seja, esse tipo de controle irá proporcionar um novo rumo ao seu financeiro no curto prazo e irá alterar a estratégia inicial, com o objetivo de concretizar as realizações da corporação. Logo, quanto mais rápidas as soluções forem apresentadas, menor será o impacto que a empresa vai sentir, seja em médio ou longo prazo.

5. Atente-se ao seu fluxo de caixa

Em resumo, é bastante comum que as empresas adquiram uma certa tendência a ignorar a gestão do fluxo de caixa. Contudo, um gestor financeiro que deseja estar preparado para quaisquer situações, deve possuir um olhar mais criterioso e analítico em relação aos dados do fluxo de caixa. Se não existir essa análise, fica praticamente impossível determinar se o empreendimento irá ser bem sucedido financeiramente ou não em um prazo estimado.

6. Exclua ou reduza despesas desnecessárias

Os gastos são cruciais para um negócio, afinal, são eles quem fazem a “roda empresarial girar”. Contudo, devemos entender quais processos estão efetivamente entregando valor para a empresa, e quais outros estão apenas minando dinheiro do caixa e sem entregar resultados positivos.

Com base nesse critério, pode ser possível reduzir investimentos nessa área e alocar recursos financeiros para atividades que efetivamente entregam valor ao negócio.

Contudo, se houver somente despesas — sem um mínimo de lucro — é melhor excluir a atividade e incorporar outro tipo de processo, mais moderno, atual e que ajude outras atividades e terem um rendimento ainda melhor. A ideia, por trás disso, é descobrir o que está funcionando e o que não está funcionando para a entrega de valor à sua marca.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece as principais dicas em relação aos 5 pilares da gestão financeira da sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre saúde financeira empresarial.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!