BPO financeiro oque é e como funciona?

BPO financeiro oque é e como funciona?

Em geral, sabemos que o objetivo de qualquer negócio é fazer com que a sua marca se torne ainda mais competitiva no mercado. No entanto, para que isso seja possível, é necessário dispor de técnicas e ferramentas de gestão cada vez mais eficientes, a fim de tornar os processos mais enxutos, organizados e, sobretudo, menos custosos.

Com isso, podemos entender a devida importância de um BPO financeiro, pois além de desenvolver ainda mais o fluxo das entradas e saídas do seu negócio, ele ainda ajuda a promover o crescimento da empresa no mercado.

Quer saber como? Então, confira o nosso post de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

BPO financeiro: o que é?

Primeiro de tudo, o BPO — sigla em inglês para Business Process Outsourcing — nada mais é do que a terceirização de um determinado processo, que no caso, é relacionado ao setor financeiro. Se tratando desse setor, entendemos que o BPO atua diretamente na contratação de empresas especializadas em controle e gestão financeira.

De forma prática, essa terceirização financeira tomará conta de todos os recursos financeiros do seu negócio, além de fazer a integração de processos tributários e contábeis, quando for o caso.

Sendo assim, ao terceirizar as atividades financeiras, sua empresa ou marca torna-se mais flexível e ainda ganha tempo para focar em processos mais estratégicos e que efetivamente contribuem com a competitividade no mercado.

Por esse motivo, entendemos que pequenos negócios, microempresas ou até mesmo profissionais que não apresentam uma estrutura robusta, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente alternativa para oferecer mais segurança e qualidade nos processos financeiros.

Para empresas maiores e mais complexas, no entanto, também é crucial que, além de um BPO financeiro, ela também obtenha serviços contábeis e fiscais, já que a demanda tende a ser maior.

Como funciona um serviço de BPO financeiro?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de um BPO para a sua empresa ou marca, confira abaixo as funcionalidades dessa terceirização de serviços:

• Busca conciliar todos os processos relacionados às entradas e saídas do negócio;

• Faz o lançamento de contas a pagar em um sistema de gestão totalmente online e atualizado;

• Faz o gerenciamento da relação com fornecedores e parceiros, bem como os seus respectivos pagamentos;

• Emite notas fiscais;

• Faz agendamento de pagamentos, mediante autorização do empreendedor para a transação ser concluída, entre outros processos relacionados.

São diversas funcionalidades oferecidas pelo BPO financeiro, já que a ideia é atender a todas as demandas da gestão financeira em que as empresas possuem dificuldades.

Por esse motivo, é importante atentar-se aos serviços oferecidos e analisá-los conforme as necessidades financeiras oferecidas pelo seu negócio.

Quais são as vantagens e benefícios do BPO?

Já que estamos falando da terceirização de serviços financeiros, podemos encontrar diversos benefícios e vantagens advindas desse processo. Confira abaixo quais são eles:

1. Redução de Custos

Uma das primeiras vantagens em que podemos notar com a terceirização da gestão financeira da sua empresa, é a redução de custos. Isso porque o seu negócio não precisará criar um setor para esse tipo de serviço, e logo, evitará gastos com maquinário, capital humano, tecnologia, infraestrutura, entre outros quesitos importantes para a criação de uma gestão financeira completa.

Sem contar que se trata de uma área que lida constantemente com a compra de softwares para a realização de cálculos complexos, tornando-o ainda mais custoso para o negócio. Ao contratar um BPO financeiro, por exemplo, você terá todos os serviços de gestão mediante um valor fixo por mês.

2. Vive de acordo com questões legais

Como a legislação muda constantemente, nada mais eficiente do que contratar um BPO financeiro que lida com as atualizações legislativas e as principais diretrizes que estão relacionadas aos recursos financeiros, contábeis e tributários.

Tendo o apoio de uma empresa especializada nesse ramo, você não precisará buscar informações complexas e burocráticas para estar de acordo com os termos legais atuais. A própria empresa faz tudo isso por você.

3. Competitividade

Em consequência de todos os itens citados acima, acabamos chegando em um ponto importante, e que toda empresa sonha: a competitividade. Isso porque um BPO financeiro ajuda na sustentabilidade do seu caixa, fazendo com que os recursos financeiros sejam administrados de maneira enxuta e sem exagero.

A partir dessa economia, você poderá investir em processos que geram resultados em seu negócio, aumentando a qualidade de suas vendas e tornando a empresa mais destacada em seu setor de atuação.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre assuntos relacionados à gestão financeira? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!