Como aplicar o Método Smart na sua vida pessoal?

Como aplicar o Método Smart na sua vida pessoal?

Quem nunca se sentiu perdido, parecendo trabalhar muito, mas sem a perspectiva de chegar a algum lugar? Às vezes é muito difícil tentar imaginar como a sua vida será daqui a 10 anos, tendo como base o que você faz hoje. É como se não houvesse perspectiva de mudanças para melhor.

Tudo isso acontece quando você tem problemas com o seu planejamento pessoal. Mas é possível conseguir se planejar para ter uma vida melhor, a vida dos seus sonhos. E uma dessas maneiras é através do Método SMART.

Através dele, você define metas que precisam ser cumpridas para que haja uma mudança na sua vida. Nesse post iremos mostrar o que é o Método SMART e como ele pode te ajudar. Leia e compartilhe!

Definindo o Método Smart

SMART tem o significado de esperto/inteligente em inglês. Mas ele também é um acrônimo criado com o objetivo de orientar as pessoas a definirem metas para suas vidas, sejam elas pessoais, profissionais, financeiras, etc.

Assim, cada uma das letras que compõem a palavra SMART tem um significado que ajudam a garantir que os objetivos sejam acessíveis e estejam claros para cada um:

S = Specific (específico);

M = Measurable (mensurável);

A = Achievable (alcançável);

R = Relevant (relevante);

T = Time-bound (tempo limitado).

Utilizando o Método SMART

Vamos mostrar como usar o Método Smart letra por letra:

1. Specific (Específico)

É preciso que o objetivo seja muito claro e específico para você. Se não for assim, não será possível se sentir motivado para alcançá-lo ou concentrar esforços nele. Para definir seu objetivo, pergunte-se:

· O que eu quero?

· Por que isso é importante?

· Quem está envolvido nesse objetivo?

· Quais recursos/limites estão envolvidos?

· Onde está localizado?

2. Measurable (Mensurável)

As metas precisam ser mensuráveis para que seja possível observar o progresso do objetivo e manter a motivação. Fazer essa análise faz com que você sinta a emoção de se aproximar da meta, cumpra seus prazos e mantenha o foco.

Para mensurar um objetivo, você pode se perguntar:

· Como vou saber que meu objetivo já foi realizado?

· Quanto custa?

3. Achievable (Alcançável)

É preciso que seu objetivo do planejamento pessoal seja alcançável e realista. Do contrário, ele não será bem sucedido. Ao definir esse objetivo, é possível identificar recursos ou habilidades que foram negligenciados anteriormente, mas que podem ajudar a atingir sua meta.

Para descobrir se seu objetivo é atingível, você deve se perguntar:

· O quão realista meu objetivo é?

· Como posso atingi-lo?

4. Relevant (Relevante)

É preciso que você garanta que o seu objetivo é importante para sua vida. Mas ele precisa ainda se alinhar com outras metas que você tenha. Por isso, seu objetivo deve responder positivamente as seguintes perguntas:

· Isso é útil?

· É aplicável?

· Esse é o momento certo?

· Esse objetivo é certo para mim?

· Ele combina com outras necessidades?

5. Time-bound (Tempo Limitado)

Não adianta ter um objetivo sem determinar um período de tempo para que ele seja alcançado. Ter um prazo ajuda a se concentrar. Além disso, ajuda a evitar que a rotina do dia a dia tenha prioridade sobre os objetivos. Pergunte-se:

· O que posso fazer hoje?

· Quando posso fazer?

· O que posso fazer a partir de agora?

Gostou desse conteúdo? Agora que você aprendeu como aplicar o Método SMART na sua vida pessoal, leia outro artigo em nosso blog. Visite também o site para conhecer nossos serviços.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!