Letras de Crédito: o que é LCI e LCA?

Letras de Crédito: o que é LCI e LCA?

Você sabia que existem investimentos bastante rentáveis que não têm a incidência de Imposto de Renda? Essa característica é muita atrativa para maximizar os ganhos dos investidores. Por isso, as letras de crédito são consideradas seguras e com excelente rentabilidade.

Independente de qual seja o seu perfil de investidor, essa é uma excelente opção para diversificar a sua carteira de aplicações. Contudo, é importante conhecer cada um detalhadamente para identificar qual é o investimento mais vantajoso.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes.

O que são letras de crédito?

Como o próprio nome sugere, essa modalidade de investimento é emitida por instituições financeiras com o intuito de captar recursos que, por sua vez, serão emprestados para empresas do setor imobiliário e do agronegócio.

Os recursos acumulados são utilizados para oferecer crédito para incentivar o desenvolvimento desse setor econômico. Em contrapartida, por esse empréstimo o investidor recebe o pagamento de juros sobre o valor investido. Além de conhecer a taxa de rendimento, o investidor também pode escolher o prazo de vencimento de acordo com os seus planos.

Esse é um cuidado importante, pois os recursos não podem ser resgatados antes do prazo e não há amortização sobre o principal.

O que é LCA?

A sigla significa Letra de crédito do agronegócio e é uma aplicação de renda fixa emitida por bancos. Essa aplicação é disponibilizada com o intuito de captar recursos para o agronegócio.

O que é LCI?

O LCI, por sua vez, significa letra de crédito imobiliário que também são emitidas por instituições financeiras com o intuito de subsidiar empresas que atuam no setor imobiliário. O maior benefício é que essa aplicação é isenta de Imposto de Renda, porém deve estar presente na sua declaração anual.

Como funciona a indexação de letras de crédito?

Como mencionamos anteriormente, esse investimento é considerado de renda fixa, porém a forma como a rentabilidade é acumulada no decorrer do tempo pode variar. Por esse motivo, é importante que o investidor conheça as opções disponíveis para identificar qual alternativa é mais atrativa.

Essa é uma forma de aumentar o conhecimento sobre investimentos e permite entender melhor como os juros vão afetar o resultado até o vencimento da aplicação. Assim, temos:

• Renda fixa prefixada: nesse caso, o investidor sabe exatamente qual será a remuneração do capital investido. Por exemplo, ao escolher um LCI ou LCA com rendimento de 10% a.a., a rentabilidade permanece a mesma independentemente de mudanças na economia;

• Renda fixa pós-fixada: já as aplicações pós-fixadas o rendimento obtido no vencimento é atrelado a um índice econômico. Os índices mais utilizados são o IPCA (inflação) e o CDI. Há casos em que é acrescentado um percentual adicional como 5% a.a.+ IPCA ou 120% do CDI, sendo considerados ativos híbridos.

A diversificação da carteira de investimentos é dos princípios desse universo. O objetivo é proteger o investidor de oscilações súbitas da economia, bem como minimizar o risco de perdas.

Se você se enquadra no perfil conservador e tem interesse em renda fixa, nós temos diversas publicações em nosso site sobre o tema. Acesso nosso blog para conhecer mais detalhes!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!