Como investir em ouro?

Como investir em ouro?

Começar a investir em busca de retorno financeiro exige muita pesquisa para encontrar uma maneira adequada e que se encaixe no seu perfil. Uma das formas mais tradicionais e antigas é o ouro.

Assim, o fundo ouro é uma forma de diversificar a maneira como você realiza os seus investimentos e também de buscar alternativas para proteger o seu capital durante momentos nos quais há uma grande oscilação no mercado financeiro.

O que é Fundo Ouro?

Assim como outras formas de investir, o fundo ouro também funciona como um fundo de investimentos. Para isso, conta com uma gestão realizada por especialistas.

Todos os ganhos provenientes desta prática serão divididos entre os participantes, levando em consideração a proporção do valor que foi aplicado para cada pessoa. A burocracia para investir nesse setor não é muito grande, visto que será necessária uma equipe.

Por contar com grande liquidez, esses investimentos contam com várias maneiras de realização e estratégias que serão desenvolvidas por especialistas.

Fundo ouro em real e CDI

Nessa modalidade, o fundo em ouro real visa realizar aplicações somente em ouro, que será feito através de contratos futuros. Esses contratos contarão com proteção cambial, que tem como benefício não sofrer com as oscilações do dólar.

Ainda em relação ao fundo em ouro real, existe também a modalidade que tem como objetivo conseguir os melhores resultados levando em consideração as variações de preço do ouro e contando ainda com um acréscimo de CDI. Nesse caso, o foco poderá ser a médio e longo prazo.

BM&F Bovespa

Também é possível realizar investimentos em ouro através da Bolsa de Valores. Nesse caso, existem três formas para que isso seja feito: obtendo lotes de 250, 10 e 0,225 gramas. Essa aquisição será realizada contando com o auxílio de corretoras.

Essas corretoras serão responsáveis pela ação toda, que executará a compra e os contratos necessários para o investimento de acordo com as regras aplicadas nessa modalidade.

Vantagens e desvantagens

Existem vários pontos a serem considerados ao optar por investir em ouro. Ao avaliar esses critérios, cabe ao investidor encontrar o que aplica ao seu perfil e entender se as suas necessidades serão atendidas.

Entre as maiores vantagens que podemos destacar, estão a estabilidade do negócio, a aceitação mundial e também a rentabilidade, que será em longo prazo.

Em outro viés, as desvantagens a serem consideradas estão relacionadas aos momentos de baixa liquidez do produto, à impossibilidade de intermediar pagamentos e também aos custos em relação a manutenção da segurança.

Quando investir?

Primeiramente, é preciso ter em mente que a cotação do ouro seguida no Brasil atualmente é a mesma de Nova York e por isso conta com uma variação cambial.

Assim, sempre que o dólar for desvalorizado frente ao real, isso refletirá no ganho da valorização do ouro no Brasil, visto que diante desse cenário poderá ocorrer uma desvalorização cambial.

Entretanto, o preço do ouro, ao contrário de outros ativos, conta com a tendência a subir mesmo em momentos de instabilidade e sofre com quedas em situações econômicas favoráveis.

Dessa forma, para investir nesse segmento em longo prazo e proteger o capital, é preciso realizar essas compras em momentos de crises econômicas.

Desde muito tempo o ouro é um objeto de desejo e, ao que tudo indica, permanecerá por muitos anos dessa forma, o que certamente vala a pena para os investidores que querem adentrar esse mercado.

Acesse o site para mais informações a respeito de nossos serviços!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!