Dúvidas frequentes sobre o balanço patrimonial

Dúvidas frequentes sobre o balanço patrimonial

Cuidar da parte contábil de uma empresa é extremamente importante e essencial para o desenvolvimento e a manutenção da empresa no mercado. Dentro disso, existe a necessidade de realizar o balanço patrimonial, que é um conceito que gera muitas dúvidas.

Por isso, neste artigo serão abordadas algumas das dúvidas mais frequentes sobre balança patrimonial. Não deixe de acompanhar!

O que é o balanço patrimonial?

Quando o assunto é balanço patrimonial, uma das dúvidas que surgem com mais frequência é o que significa esse balanço. Ele é um relatório feito no setor de contabilidade da empresa para registrar toda a movimentação e operação financeira realizada no último período.

Na prática, o relatório reúne e demonstra a real situação financeira e patrimonial da empresa, levando em consideração o ativo, o passivo e o patrimônio líquido.

O balanço patrimonial é constituído por qual estrutura?

A estrutura do balanço é definida pela legislação e é realizado a partir da estrutura dos ativos, compreendendo o ativo circulante e o ativo não circulante, bem como os ativos, o que abrange tanto o passivo circulante e o não circulante.

Dentro do ativo estão os direitos, bens e aplicações de recursos que a empresa tenha e que podem representar uma geração de benefícios econômicos.

Em relação ao passivo, você encontra obrigações com terceiros, que para o cumprimento necessitará o comprometimento do ativo que a liquidação seja possível.

Já o patrimônio líquido, finalizando a estrutura do balanço patrimonial, consiste nos recursos que a empresa possui, sendo valorado a partir da diferença existente e positiva entre os valores obtidos com o ativo e com o passivo.

Todas as empresas devem fazer o balanço patrimonial?

Outra dúvida frequente sobre o tema é se todas as empresas devem realizar o balanço patrimonial e a resposta é não.

As empresas que tiverem atuação pelo Simples Nacional não necessitam apresentar o Balanço Patrimonial. Nesse caso, elas só precisarão realizar a apresentar esse balanço se tiverem o interesse de participar de alguma licitação.

O balanço patrimonial é importante?

Como no balanço são verificadas minuciosamente a situação patrimonial da empresa, a importância é enorme em termos de conhecimento fático do atual estado de uma empresa, seja ela de porte pequeno, médio ou grande.

Através dele se torna possível realizar uma análise profunda das finanças da empresa, avaliar perdas de valorização de patrimônio e definir novas metas e destinações ao patrimônio existentes.

Além disso, com o balanço também é possível saber, com precisão, quanto a empresa terá que pagar e quanto irá receber quando chegar ao fim de um período de exercício fiscal.

Considerações finais

Sendo assim, respondendo algumas dúvidas frequentes sobre Balanço Patrimonial fica mais clara a importância e você pode ter maior noção de como é feito.

Inclusive, se for realizado com qualidade e precisão, a empresa pode realizar um comparativo e constatar a evolução em comparação com os exercícios anteriores. Sendo uma forma de medir desempenho e acompanhar a situação financeira de uma empresa. Assim, é sempre recomendado que o balanço seja feito para que nada saia do controle e do conhecimento da empresa.

Leia outros artigos acessando nosso blog e esteja cada vez mais por dentro dos principais assuntos financeiros!

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!