Cálculo de imposto de renda para investimentos

Cálculo de imposto de renda para investimentos

São vários detalhes que compõem um investimento, como a rentabilidade, liquidez, segurança, plataforma para investir, entre outros. Contudo, muitos negligenciam algo que pode fazer toda a diferença no montante acumulado: o cálculo de Imposto de Renda (IR) para investimentos.

Saber as características do IR, tanto para a renda fixa, quanto para a variável, é indispensável para entender, por exemplo, quando resgatar sem perder rentabilidade. Quer saber como isso se dá na prática? Então, acompanhe nosso artigo, que traz os detalhes sobre o cálculo de Imposto de Renda para investimentos, evitando qualquer problema com essa questão.

IR: Quais são os investimentos tributados?

Iniciamos falando sobre quais tipos de investimentos possuem a tributação no Imposto de Renda. Basicamente, a grande maioria dos produtos financeiros, seja de renda fixa ou variável, conta como que é conhecido como “tabela regressiva” do IR. Ou seja, é preciso saber fazer o cálculo na grande maioria deles.

Para facilitar a compreensão, apenas alguns poucos investimentos são isentos do IR, como LCI, LCA, CRI e CRA (Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio, respectivamente), debêntures incentivadas, fundos imobiliários e ações que não ultrapassem a venda de até R$ 20 mil mensalmente. Assim, passamos para os cálculos de IR dos investimentos.

Cálculo de Imposto de Renda

Como citado acima, modalidades como Tesouro Direto, fundo multimercados, CDBs, ações que ultrapassem R$ 20 mil por mês em vendas e muitos outros são tributados pelo Imposto de Renda. Contudo, os cálculos são diferentes para a renda variável e renda fixa, além de serem divididos por prazos. Vamos entender abaixo:

- Fundos de curto prazo (investimentos inferiores há um ano): Tem uma alíquota de 22,5% com menos de 180 dias e 20% entre 181 e 360 dias, a cobrança é feita sobre a rentabilidade líquida do investimento;

- Fundos de longo prazo (investimentos superiores há um ano): Tem uma alíquota de 22,5% até 180 dias, 20% de 181 a 360 dias, 17,5% de 361 a 720 dias, e 15% acima de 720 dias, a cobrança é feita sob a rentabilidade líquida do investimento;

- Os fundos de ações possuem uma alíquota fixa: 15% sobre o resgate dos valores brutos.

Dessa forma, para realizar o cálculo de imposto de renda para investimentos é necessário, através da plataforma da sua corretora ou banco, identificar a rentabilidade (renda fixa) ou o montante total de resgate no home broker (renda variável). Além disso, é possível saber quanto o IR irá reter do montante total dos seus investimentos através da seguinte fórmula:

Rentabilidade Líquida = (Rentabilidade Bruta - Despesas) x (1 - Alíquota do IR)

Assim, conhece-se efetivamente, qual é o valor líquido do resgate descontado o IR. Mas lembre-se: taxas administrativas podem precisar de um cálculo adicional sobre o montante total.

Ferramentas de cálculo

Há vários sites, aplicativos e plataformas que fazem esse cálculo de forma rápida, bastando apenas o investidor colocar todas as características dos seus investimentos. Não apenas o quanto será cobrado (e, se necessário, declarado), mas também a rentabilidade final, as ferramentas do gênero podem trazer.

O cálculo de Imposto de Renda para investimentos não é um assunto complicado, mas deve ser bem analisado pelo investidor. Muitas vezes, por questões de poucos dias, perde-se parte da rentabilidade líquida ou bruta, por desconhecer ou não calcular essa questão.

Quer calcular o IR dos seus investimentos? Clique aqui e faça agora!