O que significa tributação progressiva ou regressiva?

O que significa tributação progressiva ou regressiva?

tributação progressiva ou a tributação regressiva são tabelas que fazem parte dos planos privados de previdência. Caso você esteja considerando buscar uma opção como está para a sua aposentadoria, é muito importante ter conhecimento sobre como funciona cada uma delas para analisar qual se encaixa melhor ao seu perfil e contexto.

Você está familiarizado com os termos tributação regressiva do IR (Imposto de Renda) ou tributação progressiva? Nos tópicos abaixo, apresentaremos as principais características de cada tabela e como elas funcionam na prática. Sabendo disso, torna-se mais fácil decidir sobre qual o melhor modelo de previdência privada para o seu caso. Acompanhe a leitura!

Diferentes regimes de impostos

Com as recentes reformas no âmbito previdenciário do país, tem-se tornado cada vez mais comum a busca das pessoas pelos planos privados de aposentadoria. Por esse motivo, frequentemente surgem dúvidas em relação às implicações e condições de cada tipo de contrato.

No momento em que você decide contar com um plano de previdência privada, é necessário escolher entre o modelo de regime de pagamento de tributos que melhor se alinhe às suas condições atuais e futuras.

A partir de 2015, foi instituído que o contratante de um programa de previdência privada precisa optar pela tabela de regressiva de impostos ou pela tabela progressiva.

Tributação Regressiva IR

A tabela de tributação regressiva do Imposto de Renda é o regime mais indicado para investimentos a longo prazo, uma vez que ele está relacionado com o prazo de resgate predeterminado. Quanto maior for este período de tempo para realizar o resgate, menores são as alíquotas cobradas.

Tributação Progressiva IR

A tabela de tributação progressiva do Imposto de Renda era, até 1º de janeiro de 2005, o único modelo de regime de impostos adotado em planos de previdência privada. No caso dele, para realizar um resgate da contribuição, existe uma alíquota de 15% em relação à fonte. Assim como a tributação regressiva, este regime também oferece vantagens para investimentos a longo prazo.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

O modelo de VGBL para planos de previdência privada significa que as quantias das contribuições dos impostos não serão dedutíveis durante a Declaração de Ajuste Anual. Para esta variação, o tributo é cobrado sobre o ganho do capital, o qual é a diferença entre a quantidade aplicada e o valor de resgate.

Levando em consideração o seu prazo de resgate do imposto, é possível decidir entre a tributação regressiva e progressiva, analisando qual destes modelos é mais adequado para o seu caso.

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

Ao contrário do modelo de VGBL, no PGBL as quantias das contribuições são dedutíveis na situação da Declaração de Ajuste Anual. Quando você escolhe pelo PGBL no momento de contratar um programa privado de aposentadoria, existem alguns benefícios fiscais, como o fato de poder aportar mensalmente com um desconto na folha de pagamento.

Além disso, a dedução do imposto no modelo do PGBL chega a uma porcentagem de até 12% em relação aos seus rendimentos tendo como base o Imposto de Renda.