Bitcoin, é um investimento de risco?

Bitcoin, é um investimento de risco?

bitcoin é uma criptomoeda que tem um nível de volatilidade bastante elevado, portanto pode, a depender do caso, ser considerado um investimento de risco. Por esse motivo, antes de começar a aplicar quantias de dinheiro nesta “nova” forma monetária, é muito importante ficar atento a alguns aspectos do seu funcionamento.

Nos tópicos a seguir, apresentaremos uma lista com alguns dos principais riscos que giram em torno do investimento em bitcoin para que você tenha uma base maior para se prevenir contra eventuais contratempos e até mesmo prejuízos ao embarcar na empreitada digital das criptomoedas. Siga a leitura e confira!

Probabilidade de ataques

Um dos aspectos de risco ao se considerar investir dinheiro em bitcoin é a probabilidade de ataques cibernéticos, os quais sempre têm chance de ocorrer em contextos digitais. O método utilizado para garantir a segurança do bitcoin é a ferramenta do blockchain, a qual se mostrou bastante eficiente ao longo dos anos.

No entanto, caso alguma invasão aconteça, a ausência de regulamentações em torno do bitcoin pode afetar negativamente os investidores, portanto é uma questão que deve ser levada em conta.

Volatilidade da criptomoeda

Como dissemos no começo do texto, um dos grandes “fatores de risco” de realizar um investimento em bitcoin é a sua elevada volatilidade com relação ao seu valor. É assim que acontecem as coisas nos ambientes virtuais: tudo pode se transformar completamente em apenas um piscar de olhos.

Caso você esteja pensando em investir uma quantia considerável, é fundamental estar preparado para acompanhar constantemente a flutuação da moeda para ter um maior conhecimento em relação aos momentos em que ela está mais valorizada ou desvalorizada. 

Criação de novas criptomoedas

Por existirem em um contexto virtual, não necessariamente o dinheiro precisa ter lastro. Logo, a probabilidade de que criptomoedas completamente novas surjam é bastante elevada. O bitcoin representa apenas um dos vários tipos deste dinheiro que estão disponíveis atualmente.

De maneira frequente, outros nomes de moedas surgem, bem como outras desaparecem. Isso pode acabar por influenciar direta ou indiretamente na flutuação dos preços e valorizar/desvalorizar o bitcoin. Por conseguinte, ao investir nele, esteja ciente que a criação de criptomoedas alternativas é um fator que deve ser sempre levado em conta.

Descentralização

Uma das ideias centrais do bitcoin é o fato de ele ser uma criptomoeda descentralizada, e isso pode ser tanto positivo por um lado quanto negativo por outro. Com a inexistência de uma ou algumas instituições principais que ofereça diretrizes legais para a circulação do dinheiro digital, o processos deliberativos podem ficar mais confusos, o que pode gerar certa influência nos investimentos.

Menor índice de regulamentação jurídica

Por se tratar de uma forma de dinheiro que “foge do centro”, o bitcoin também não possui regulamentação jurídica específica para suas transações. No contexto brasileiro, as operações e investimentos realizados com a criptomoeda são encarados como procedimentos informais.

Sem um respaldo jurídico, podem acontecer situações em que a segurança dos investimentos se torne menos segura do que em uma operação “tradicional”, por assim dizer. Por isso, este fator deve ser levado em consideração na decisão de aplicar dinheiro em bitcoin.