O que são Fintechs?

O que são Fintechs?

Desde a criação do advento da Fintech, abreviação de Financial Technology, o setor financeiro sofreu uma reviravolta bastante positiva. Isso porque essa estratégia tem sido usada para combinar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos com serviços ou aplicativos monetários.

Assim, fazendo essa fusão, a Fintech ajudou as empresas, especialmente startups, a revolucionarem o segmento e a fornecerem experiências de qualidade para seus consumidores. Mas, afinal, o que realmente é a Fintech? Descubra os melhores exemplos, entenda como esse conceito está sendo usado e implemente-o já na sua rotina diária.

A definição

Fintech é um termo usado para descrever uma indústria que abrange qualquer tipo de tecnologia em serviços financeiros, podendo ser utilizados por empresas ou indivíduos de uma maneira geral. Ela corresponde a qualquer organização que forneça esses serviços por meio da internet, dispositivos móveis, softwares, nuvem, aplicativos de pagamento móvel ou criptomoeda.

Dessa forma, muitos de seus produtos foram projetados para conectar as finanças dos consumidores com a tecnologia, facilitando o uso e, assim, mudando a maneira como os usuários tem acesso ao seu dinheiro.

Suas aplicações

No que diz respeito ao sistema de pagamento, as empresas de Fintech estão empurrando o segmento para o próximo nível. Afinal, muitos bancos cobram taxas quando você faz pagamentos ou recebe dinheiro com origens internacionais. E, com esse conceito, os empreendimentos tecnológicos reduziram os custos de transferência para o exterior, se transformando em uma grande vantagem econômica.

Para quem pensa sobre empréstimos, a Fintech aproveitou o acesso limitado ao capital por parte dos bancos, uma tendência que começou com a crise de 2008 e passou a conectar compradores e vendedores por meio de mercados de empréstimos ponto a ponto, no que se transformou em uma ótima maneira de lidar com o problema, sendo apoiada até mesmo pelo Governo.

Já nos investimentos, o gerenciamento de ativos sofreu uma mudança radical, visto que, desde a crise de 2008, os indivíduos relutam em usar os canais tradicionais para investir seu dinheiro. Assim, muitos começaram a dar confiança para novos sistemas, especialmente os mais jovens, e esse é o caso da Fintech.

Exemplos

Confira quatro exemplos de Fintechs que você sequer imaginava. Seriam elas:

1. Plataformas de Crowdfunding: Ao invés de recorrer a um banco tradicional para obter um empréstimo, agora é possível pedir diretamente aos investidores para apoiarem um projeto. Assim, as plataformas de crowdfunding permitem que usuários da Internet e de aplicativos enviem ou recebam dinheiro de outras pessoas, tudo no mesmo local.

2. Criptomoeda: Embora esse possa ser um uso controverso da Fintech, a criptomoeda certamente tomou parte do mundo dos investimentos nos últimos anos, especialmente por conectar os usuários à compra ou venda de bitcoins ou litecoins.

3. Pagamentos Móveis: Utilizando tecnologia cada vez mais sofisticada, esses serviços permitem que os consumidores troquem dinheiro e realizem pagamentos, seja online ou em dispositivos móveis. Aqui, a Apple Pay, o Alipay e tantos outros empreendimentos fazem parte do setor.

4. Aplicativos de Controle Financeiro Pessoal: Antes, os consumidores tinham que criar seus próprios orçamentos e navegar nas planilhas do Excel para acompanhar suas finanças. No entanto, a revolução da Fintech levou ao desenvolvimento de aplicativos de serviços financeiros, nos quais os consumidores podem verificar de maneira fácil e eficiente suas receitas, despesas e outras ferramentas de orçamento que revolucionaram a maneira como os pensam sobre dinheiro.

A atualidade da Fintech

Inicialmente, a Fintech era umma tecnologia aplicada aos sistemas de back-end de bancos ou outras instituições financeiras. Contudo, desde então, ela cresceu para abranger uma infinidade de outras aplicações que são mais focadas no consumidor. Assim, atualmente é possível gerenciar fundos e seguros, negociar ações ou fazer pagamentos por meio dessa tecnologia - e geralmente pelo smartphone.

Tendo isso em vista, as ferramentas fornecidas pela Fintech estão mudando a maneira como muitos consumidores rastreiam, gerenciam e facilitam suas finanças. Especialmente porque, de acordo com dados de 2016, muitos indivíduos usavam apenas de um a três aplicativos para fazer essa gestão econômica e agora essa incidência já mudou, dando aos consumidores acesso direto às suas vidas financeiras por meio da tecnologia.

Ademais, existem cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo sem contas bancárias e, para elas, a Fintech oferece uma opção ágil para participar de serviços financeiros sem a necessidade de se atrelar a uma agência, o que é extremamente vantajoso.