Câncer de Mama: apenas o toque não é suficiente

Não é por brincadeira que a mídia e governo têm intensificado as campanhas de combate ao câncer de mama.

No Brasil, cerca de 10.000 mulheres morrem por ano por causa do câncer de mama e a faixa etária está acima de 35 anos de idade. Estima-se que, em 2010 aproximadamente, 49.000 mil mulheres descobrirão que possuem o câncer de mama, segundo dados oficiais do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A obesidade e a ingestão de álcool são fatores de risco para este tipo de câncer. Ainda não é confirmado que as pílulas contraceptivas aumentam o risco de desenvolver a doença.

Segundo o INCA, o autoexame não é suficiente para diagnosticar precocemente o câncer de mama, pois quando a mulher consegue sentir algo, o câncer já está em estágio avançado e o risco de morte é altíssimo. Para se ter uma idéia, o câncer de mama para atingir 1 cm de tamanho, leva aproximadamente, 10 anos. Na maioria dos casos de morte, os tumores, em estágios avançados, apresentaram 5 cm de tamanho. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia, anualmente, para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

A mamografia é o melhor método de prevenção precoce do câncer de mama. Hoje, com o avanço da mamografia digital, o diagnóstico ficou mais eficiente. A mamografia digital utiliza sensores e sistemas computacionais que melhoram a qualidade da aquisição da imagem mamográfica.

E para melhorar a qualidade do diagnóstico médico, os esquemas CAD (Computer-aided diagnosis) auxiliam o médico especialista, emitindo uma segunda opinião por meio do processamento digital (ampliação, realce, filtragem) da imagem adquirida por um mamógrafo convencional ou digital. O Brasil é o pioneiro, na América Latina, na utilização da tecnologia digital para a detecção do câncer de mama.

Portanto, não dá para confiar apenas no autoexame, é necessário fazer uma mamografia para se certificar de que está livre da doença. Hoje, todos os médicos ginecologistas estão orientados a solicitar para suas pacientes um exame de mamografia.

Lembrando que, quanto mais precocemente o câncer de mama for diagnosticado, maiores são chances de cura, evitando assim, os transtornos com tratamentos quimioterápicos que desgastam profundamente as mulheres.