Minha estratégia de investimento

Hoje vou falar sobre minha estratégia de planejamento financeiro que chamo de 70, 20, 10. Essa minha estratégia é inspirada na filosofia de trabalho do Google.

A filosofia do Google é a seguinte: Todo funcionário deve trabalhar 70% do tempo em projetos da empresa. 20% do tempo ele pode desenvolver projetos pessoais; assim foi criada a rede social Orkut, que levou o nome de seu idealizador Orkut Büyükkokten, engenheiro de nacionalidade turca. E, 10% do tempo ele gasta da maneira que bem entender, pode jogar videogame, tomar café, bater papo e até mesmo trabalhar se quiser.

Primeiro vamos entender de onde vem minha renda. Sou servidor público de uma universidade federal e professor num curso técnico numa escola particular. Recebo valores mensais dessas duas organizações. Também trabalho como tutor em cursos de especialização, algo não fixo, ou seja, renda não garantida. Ainda leciono num curso de oratória, um curso que idealizei e é ofertado em parceria com uma escola. Esse curso acontece, em geral, duas vezes ao ano, o público alvo são estudantes que deverão defender dissertações de mestrado/especialização ou profissionais interessados em obter uma maior desenvoltura oral em suas atividades profissionais.

Minha filosofia 70,20,10 é válida somente para meus rendimentos fixos. Os proventos que recebo com serviços adicionais são para serem gastos sem planejamento, ou melhor, sem usar a filosofia. Posso torrar tudo numa compra qualquer ou mesmo investir tudo caso apareça uma boa oportunidade. O planejamento é não haver planejamento.

Mas vamos lá, deixa eu parar de enrolar e explicar os 70,20,10:

70% dos meus rendimentos líquidos eu vivo o meu mês. Pago contas de água, luz, telefone, academia, parcelas de compras a prazo, saio, me divirto, em resumo, vivo a vida.

20% eu reservo para pagamentos pesados de todo o início do ano. IPVA, IPTU, conselho regional de administração, etc. É claro que esses gastos não “come” 20% do meu salário. Imagine que no último ano eu tenha gasto 1.200,00 para pagamento à vista de todos esses gastos, assim, reservo desde o início do ano 100,00 por mês para este fim no ano seguinte. Aí faço as contas, 20% dos meus rendimentos, menos 100,00 destinados ao pagamento dos gastos fixos do começo do ano, encontro o valor há investir todo mês.

Apesar de escrever, às vezes, sobre renda fixa, CDB, fundo de ações, fundos multimercados e outros investimentos parecidos; nunca coloquei 1 real em qualquer um desses investimentos. Meus investimentos são 100% em bolsa de valores. Compro ações baseados numa análise fundamentalista. Minha estratégia é comprar e manter. Procuro empresas sólidas que pagam bons dividendos. Minha atual corretora é a Link Trade. Não cobra custódia para quem opera pelo menos uma vez ao mês (meu caso) e tem corretagem fixa. Não estou aconselhando ninguém a usar tal corretora, que fique bem claro isso, mas estou contente com a Link Trade.

Os 10% eu uso para minha reserva de emergência e para doações a igrejas ou qualquer outra instituição que eu acredite. Nesse último ano tive alguns problemas particulares e tive que fazer uso de minha reserva, agora estou repondo. Quando novamente eu atingir o valor que desejo e não precisar mais investir, passo a usar o restante, após minhas doações, para gastar com qualquer outra coisa sem planejamento. Na verdade o adicional passa a entrar no 70%, subindo o valor. Detalhe, a reserva para emergências fica na caderneta de poupança.

Em resumo, acabo de apresentar minha filosofia financeira. Se você acompanha esse blog e já leu o que escrevo sobre finanças vai concluir que apesar de escrever sobre diversos tipos de investimentos só invisto em dois: bolsa de valores e caderneta de poupança. Não recomendo uma estratégia tão agressiva em bolsa de valores. Uma filosofia que gosto, mesmo não usando, é a recomendada em diversos livros de finanças, a estratégia dos 80 menos sua idade. É assim: subtraia sua idade de 80 (expectativa média de vida brasileira), o valor dessa subtração deve ser o valor a investir em renda variável. Meu exemplo: Tenho 30 anos, 80 – 30 = 50. Sendo assim, seguindo essa estratégia, deveria investir 50% em renda variável e os outros 50% em renda fixa.

Recomendo, mas não uso. Acredito que por ter um emprego estável e ser jovem, posso ser mais agressivo neste momento.

Faça o seguinte: Não faça nada. Estude e crie sua própria estratégia de investimento. Minha única recomendação para todo mundo, independente da idade e salário é: programe seu mês com no máximo 90% de seus rendimentos líquidos e invista o restante pelo menos em caderneta de poupança.

Abraço gente. Espero comentários! Serão muito úteis.