Cartão de crédito sem anuidade: Conheça suas vantagens

Cartão de crédito sem anuidade: Conheça suas vantagens

Apesar de ser um sistema de pagamento bastante prático, um dos grandes empecilhos de se ter um cartão de crédito é a anuidade, a conhecida taxa cobrada pelo banco ou pela instituição financeira para que o cliente possa utilizá-lo.

No entanto, com o surgimento de novas empresas financeiras no mercado, houve uma mudança nesse paradigma, já que elas oferecem a opção de cartão de crédito sem anuidade. Entenda como isso é possível e conheça as vantagens de ter um cartão sem essa taxa adicional.

A chegada das fintechs

O aumento da oferta de cartões de crédito sem anuidade tem como responsáveis as chamadas fintechs. Esse termo, criado a partir da união dos termos em inglês financial (financeiro) e technology (tecnologia), é utilizado para definir as empresas de tecnologia que atuam diretamente no setor financeiro.

Essas empresas fizeram uso da tecnologia para facilitar o acesso aos cartões e também para cortar despesas. Um exemplo disso é que, em alguns casos, todas as operações são feitas por um aplicativo de celular, como a solicitação, envio de documentos, recebimento e pagamento de faturas. Com isso, não existe a necessidade de agências físicas ou gastos com envio de boletos de papel, por exemplo.

Existem diferenças?

Ao contrário do que muita gente pensa, os cartões oferecidos por essas empresas possuem as mesmas características daqueles oferecidos pelos bancos tradicionais ou operadoras, como limite de crédito, data de validade, bandeiras conhecidas (Visa ou MasterCard) e uso de senha.

Quais empresas oferecem

A primeira empresa a se destacar com esse tipo de serviço foi a Nubank, uma startup brasileira que atualmente também oferece conta corrente para seus clientes. Mas existem boas opções no mercado atualmente, como a Digio, com serviços similares aos da Nubank, e os bancos digitais Inter e Neon.

As vantagens do cartão sem anuidade

A primeira e mais óbvia vantagem é justamente a não obrigatoriedade de arcar com qualquer taxa para utilizar o cartão de crédito. No entanto, é importante ficar de olho no contrato para saber se a operadora oferece isenção para sempre ou somente no primeiro ano de uso.

Outro ponto positivo é que, caso você não utilize o cartão, você não precisa se preocupar em pagar qualquer fatura relativa a ele. Nos cartões “tradicionais”, o cliente é obrigado a realizar uma operação naquele mês somente para pagar a parcela da anuidade.

Além disso, a operação do cartão de crédito sem anuidade geralmente é toda feita por aplicativo de celular, desde a solicitação até o pedido de aumento de crédito. Isso facilita o acesso aos serviços e também diminui consideravelmente a burocracia.

Sem anuidade, mas com juros

É importante salientar que qualquer cartão de crédito possui um sistema de cobrança de juros, seja no atraso ou no parcelamento da fatura. Antes de contratar o serviço, verifique as taxas realizadas pela fintech e faça um controle dos gastos para não ter despesas a mais.

Quer ficar por dentro de outras novidades sobre economia e finanças? Nosso blog está sempre atualizado com artigos para você não perder nada sobre o assunto.

Quer controlar melhor o cartão de crédito? Clique aqui e comece agora!