Motivos pra você investir parte do seu salário todo mês

Motivos pra você investir parte do seu salário todo mês

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, quem nunca viu o salário do mês se esvair além do esperado, arruinando os planos de guardar aquele bocado? Com planejamento e controle financeiro pessoal estes riscos diminuem, e as despesas podem ser divididas em porcentagens baseadas na sua importância.

Um método clássico é o 50-30-20, onde os valores são para gastos fixos, supérfluos e para guardar, respectivamente. Será, no entanto, que deixar todos estes 20% ou mais parados na sua conta é a melhor opção? Apresentamos a seguir alguns motivos para você investir parte do seu salário todo mês.

Segurança financeira

A primeira razão para investir parte do seu salário todo mês é a segurança financeira. Acumular dinheiro em uma poupança ou conta corrente a princípio é boa ideia, mas não é a melhor das garantias. A principal razão é que esta reserva em algum momento pode acabar. Imagine, por exemplo, que o pior aconteça e você perca o emprego.

Em quanto tempo as suas economias seriam consumidas para arcar com as despesas fixas? Os investimentos têm como grande vantagem não serem “dinheiro parado”. Ou seja, eles possuem rendimento. As aplicações constantes aumentam o seu patrimônio e, com o tempo, funcionam como renda extra. Quanto maior o período de investimento e mais assídua a frequência, mais confiável será a reserva construída.

Motivos para investir parte do seu salário todo mês: Garanta a sua aposentadoria

Ainda pensando em situações futuras, investir é uma forma de garantir a sua aposentadoria. Sabemos que a previdência social já não dá conta do volume de pessoas que estão chegando à idade de receber o benefício. Por isso, vale a pena cuidar você mesmo deste assunto.

Os custos são menores do que aqueles que seriam gastos em uma previdência privada. Organize as suas finanças para que parte do seu ordenado tenha este fim. E não deixe de se policiar para não mexer neste montante enquanto estiver trabalhando.

Os juros podem ser seus amigos

Falar em juros quase sempre assusta. Com a associação do conceito às contas atrasadas e outras situações do gênero, não é para menos. Pois saiba que há também um lado positivo dos juros. É por isso que eles estão entre os motivos para você investir parte do seu salário todo mês. Neste caso, em lugar de pagá-los você estará recebendo. E acredite: fazer o dinheiro trabalhar a seu favor não é difícil! Basta conhecer um pouco melhor as aplicações disponíveis e planejar o seu investimento com cuidado.

Com o tempo sobra mais dinheiro para os gastos pessoais

Na medida em que os seus rendimentos tornam-se mais palpáveis, o retorno desta quantia mensal investida pode ter vários destinos. É possível dedicar este valor para educação – algo que pode ajudar no futuro a aumentar a sua renda. Se você possui filhos, pode ser para a instrução deles que o valor será reservado. Outra hipótese é dedicar este investimento para algum sonho. Podem ser viagens, compras de itens como carros, ou ate mesmo a abertura do próprio negócio.

Descubra como investir

Que tal estes motivos para você investir parte do seu salário todo mês? Os benefícios a médio e longo prazo são muitos. Além disso, a segurança financeira é útil para toda a sua família. Quer descobrir as melhores práticas de investimento? Então visite o nosso blog e confira outros artigos.