Celulares antigos se transformam em smartphones

Celulares antigos se transformam em smartphones

Que a venda de smartphones tem avançado rapidamente em todo mundo, todos nós já sabemos, mas ainda existem algumas regiões em que o acesso a esses celulares ainda é bastante tímido.

Um exemplo dessa situação é a América Latina, considerada o segundo maior mercado de celular do mundo. Entre os aparelhos disponíveis na região, apenas 10% são de última geração.

Um aplicativo chamado Snaptu, que de certa maneira ameniza essa discrepância, vem ganhando cada vez mais adeptos não apenas na América Latina, mas também em outras áreas do mundo onde a telefonia ainda não está totalmente atrelada à redes de alta velocidade.

O programa funciona como um sistema operacional que permite a instalação de outros aplicativos, como os que dão acesso a redes sociais e a portais de notícias.

Além de ser gratuito, ele tem a vantagem de poder ser instalado em qualquer tipo de celular, especialmente naqueles com pouquíssima memória.

O número de usuários do aplicativo dobrou em cinco meses. Em junho, eram 10 milhões de usuários, dos quais 2,5 eram ativos. Atualmente, são 20 milhões de usuários, sendo 5,5 milhões ativos.

Entre os países que mais usam o Snaptu estão Índia e México. Uma característa comum entre os usuários do programa, sejam mexicanos ou indianos, é a popularidade das redes sociais.

No mundo todo, as redes sociais vêm em primeiro lugar entre os aplicativos mais usados, seguida pelos noticiários. Os usuários checam suas mensagens no Facebook, enviam um tweet e, depois, lêem as notícias.

Para obter o programa, basta entrar em seu site pelo navegador do celular. Alguns fabricantes, como Nokia e Sony Ericcsson, também oferecem o aplicativo em sua loja virtual.

Como o aplicativo é gratuito, o lucro do Snaptu vem da publicidade, feita a partir de um mecanismo que identifica o país do usuário e envia apenas mensagens relacionadas.

No entanto, diante do rápido avanço dos smartphones, resta saber quanto tempo irá durar o sucesso do Snaptu. Ele também funciona em smartphones e é um dos aplicativos mais populares do BlackBerry.