Conheças as cidades mais caras do Brasil

Conheças as cidades mais caras do Brasil

Com uma extensão territorial de 8.510.345,540 quilômetros quadrados, o Brasil está em quinto lugar no ranking dos maiores países do mundo, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estamos falando de um país com uma grande diversidade de povos, culturas e histórias.

E nesse vasto e rico país, há estados e cidades que se diferenciam em muitos aspectos, desde as mais urbanas, praianas, até aquelas que se encontram no interior. E o que vamos conhecer agora são as cidades mais caras em diversos aspectos. As informações são baseadas nos dados do Censo de Moradia Quinto Andar, realizado em conjunto com o Datafolha.

Rio de Janeiro

Uma das cidades mais conhecidas nacional e internacionalmente, Rio de Janeiro é conhecida pelas belas praias e pelo famoso Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo. Em consequência, se tornou uma das cidades mais caras do país. Para se ter uma ideia, o bairro Leblon, um dos mais valorizados da cidade, tem o valor médio do metro quadrado dos imóveis em torno de R$ 23.000,00.

São Paulo

Conhecida como o coração econômico do país, São Paulo é uma cidade que não para. Palco de atuação de grandes empresas de vários segmentos, a capital paulista tem uma ótima infraestrutura para atender as demandas econômicas que aumentam a cada dia. De modo geral, o custo de vida médio calculado para a cidade de São Paulo gira em torno de R$ 4.500,00.

Brasília

Berço político do Brasil, é esperado que a Capital Federal do país tenha um custo de vida mais elevado. Com uma infraestrutura de alta qualidade, a cidade é conhecida por ser planejada, o que faz dela um ótimo lugar para se viver. Os custos com moradia, alimentação, lazer, estudos e transporte, por exemplo, diferem um pouco de região para região, mas são apenas um pouco mais baixos em relação às outras duas cidades.

Salvador

Capital do estado da Bahia, Salvador é uma cidade com muitos encantos que atraem cada vez mais novos turistas, visitantes e novos moradores. Contato com a natureza, belas praias e uma enorme riqueza cultural e histórica valorizam o custo de vida na cidade.

Sobre cidades e dinheiro

Além das cidades citadas, algumas que também se destacam quando o assunto é custo elevado de vida são: Belo Horizonte Curitiba e Porto Alegre. Como citado no artigo, são muitos fatores que influenciam no custo de vida de cada cidade, umas são potencializadas pelo turismo, outras pela riqueza cultural e principalmente a posição geográfica pode ser um fator de influência no valor do metro quadrado. Todas as cidades citadas são capitais de estado, o que também influencia nos valores finais.