Tudo o que você precisa saber sobre o Credit Default Swap

Tudo o que você precisa saber sobre o Credit Default Swap

O Credit Default Swap (CDS) é um título que deriva do mercado financeiro. Sua missão é funcionar como um seguro contra a não devolução de créditos concedidos em forma de empréstimo, ou seja, visa combater o não pagamento.

O CDS oferta segurança aos interessados em reduzir as ameaças existentes numa carteira de crédito. Uma seguradora emite um título e, desta maneira, ela passa a ser a responsável pelo resgate da quantia em caso de inadimplência.

Como funciona o Credit Defaut Swap?

O Credit Defaut Swap serve como uma apólice de seguros. O proprietário do título paga uma seguradora para proteger seu título. Caso tenha inconvenientes com inadimplência ele recebe um ressarcimento.

Desta maneira, se o dono do título tiver algum problema para receber o dinheiro de volta, a seguradora o indeniza com uma determinada quantia.

Existe uma pontuação para medir o CDS. Quando ela está alta quer dizer que o credor está bastante ameaçado de não receber a quantia investida de volta.

O CDS pode medir o risco Brasil?

Nos investimentos internacionais, o Credit Defaut Swap é empregado como prognóstico de risco econômico. Caso o CDS de um determinado país estiver alto significa que existem grandes possibilidades de ele não quitar sua dívida. Mas se o CDS estiver baixo, aumentam as chances de aplicação neste país.

O CDS é uma maneira de medir o risco Brasil. Quando o CDS do País está alto o Brasil deixa de ser buscado por quem deseja fazer algum tipo de investimento.

Contudo, se o CDS brasileiro está baixo, ele se torna alvo do desejo por aplicações. Portanto, o Credit Defaut Swap é um indicador eficiente de risco Brasil. Ele mede a credibilidade do mercado brasileiro para receber aplicações.

Quantos CDS existem?

Há três tipos de CDS no mercado de títulos derivativos:

- CDS específicos para certas classes de títulos;

- CDS indicados para segurança de carteira de investimentos;

- CDS referência para o valor de transferência de ameaça de inadimplência entre instituições.

Como o CDS protege os investidores?

O Credit Defaut Swap é um título versátil, por isso é considerado uma das maneiras mais indicadas para proteger o investimento dos agentes econômicos.

O tempo de contrato não tem a obrigatoriedade de seguir o padrão dos títulos de renda fixa, com isso, de acordo com a classe de título, o CDS apresentar uma liquidez superior.

Além disso, possibilitam o investimento em títulos de instituições internacionais, porém, sem haver o risco cambial.

Ademais, eles também permitem o investimento em títulos de emissores internacionais, sem incorrer em risco cambial.

Onde comprar o CDS?

O Credit Default Swap é um dos recursos favoritos de investidores empresariais, ou seja, fundos de aplicação e seguradoras. São comercializados no mercado de balcão – em que acontecem a aquisição e venda de títulos fora da Bolsa.

Por não estar diretamente ligado a Bolsa de Valores, o CDS tem uma escassa padronização. Por isso, a estipulação de preço é um pouco complexa.