dicas de como evitar as compras por impulso

dicas de como evitar as compras por impulso

Fazer aquela comprinha por impulso é mais comum do que podemos imaginar, e a alta taxa de pessoas endividadas no Brasil pode confirmar isso. Hoje, seis em cada dez famílias acumulam dívidas.

Comprar algo precipitadamente, por mais tentador e confortante que seja, é a principal causa de todos esses débitos. Afinal, o consumidor compulsivo não costuma pensar muito nas consequências, podendo deixar até mesmo o seu controle financeiro pessoal de lado, acreditando que vai “dar um jeitinho” depois e se frustrar por, muitas vezes, não conseguir.

E para isso, nada melhor que recuperar o controle financeiro e não deixar que esse comportamento coloque você ou sua própria família em risco por conta de um impulso que pode ser evitado.

Saiba como salvar suas finanças com cinco ótimas dicas no texto a seguir.

Entenda quais são suas verdadeiras necessidades

Determinar o que realmente é necessário e quais serão os gastos domésticos mensais são sinônimos de autoconhecimento. E autoconhecimento é a melhor solução para muitos problemas da vida, e com os financeiros, isso não é diferente!

Dentro desses gastos, podem estar inclusas despesas como aluguel, condomínio, alimentação, transporte, além, é claro, das contas de luz, água, telefone, internet e gás. Pagamentos de consórcio de um automóvel, seguro ou do próprio imóvel também podem ingressar a essa lista.

Dessa forma, é muito mais fácil identificar o que é gasto fundamental, o que você já se comprometeu em pagar e o que sobra para gastos espontâneos.

Não compre no calor da emoção

Em muitas situações, compramos algo por impulso, por conta de um dia difícil e estressante, e caímos na armadilha de achar que uma comprinha descompromissada vai nos trazer alívio e satisfação. A princípio, isso até pode ocorrer, mas não pensar nas consequências vai resultar em um estresse muito maior depois. É aquele velho ditado: “uma hora a conta chega!”. E ninguém quer se endividar!

Nessas situações, procure respirar fundo, pense calmamente se as contas necessárias estão em dia, se não há nenhuma pendência e se existem fundos o suficiente para a tal compra. Caso contrário, evite a compra, pois o calor da emoção logo vai embora.

Prefira pagar à vista

Escolha sempre pagar à vista e fique de olho no valor dos juros em caso de compras através do cartão de crédito. Lembre-se de que quitar a dívida no mês seguinte pode ser uma grande armadilha. Pagar o valor mínimo, e não o total, pode fazer sua dívida crescer de forma brusca em um curto intervalo de tempo.

Pesquise bem antes de comprar

Encontrou algo que deseja, mas se deu conta de que não é essencial naquele momento? Espere um pouco. Não faça a aquisição sem pensar e pesquisar!

O ideal é aguardar pelo menos um mês (ou até um pouco mais). Enquanto isso, pesquisar o valor do produto em diversos lugares e serviços diferentes é a melhor pedida. Nesse tempo, boas ofertas desse produto podem surgir e você pode economizar de maneira responsável.

Determine sempre um valor para gastos extras

Após o cálculo de todas as despesas, determine um valor que você realmente possa gastar e nunca ultrapasse esse limite, mesmo com ofertas atraentes ou vantajosas. Lembre-se de que pequenas despesas podem acumular em uma enorme monta em pouco tempo.

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!