Como conseguir investimentos com melhores rentabilidades?

Como conseguir investimentos com melhores rentabilidades?

A maioria dos investimentos conta com um tripé básico: rentabilidade, liquidez e segurança. Basicamente, segundo os especialistas no assunto, é possível ter duas das três opções. Mas, ao focar em uma delas, os retornos podem ser acima dos esperados. E muitos investidores buscam investimentos com melhores rentabilidades, valorizando ainda mais seu patrimônio.

O problema é que várias pessoas, principalmente as que estão iniciando nesse assunto, esbarram na hora de rentabilizar seus dividendos – e, em alguns casos, acabam até perdendo dinheiro por não saberem investir. Pensando nisso que preparamos esse artigo que explora como conseguir investimentos com melhores rentabilidades.

Definindo seu perfil

Antes de querer retornos efetivos sob o que irá aportar, você precisa definir seu perfil. Basicamente, há três tipos e cada um terá a sua própria forma de conseguir a melhor rentabilidade. São eles:

  • Conservador. Aquele que busca segurança nas aplicações, alheio a qualquer tipo de risco.

  • Moderado. Que ‘flerta’ com o risco e, consequentemente, pode ter retornos acima da média.

  • Agressivo. Um investidor que busca na rentabilidade a principal forma de aumentar seu patrimônio.

Conservador: renda fixa

Se você tem um perfil conservador é preciso ficar atento à taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Quanto mais próximo (ou superior) a 100%, mais rentabilidade você terá. Isso porque o conservador tem na renda fixa seus melhores rendimentos, visto que preza pela segurança. LCI, LCA e alguns CDB (Certificado de Depósito Bancário) são as melhores opções.

Moderado: variando investimento

Já no perfil variado é possível conseguir investimentos com melhores rentabilidades através de uma diversificação da carteira em renda fixa e renda variável (ações, por exemplo). Aqui é possível ter vários produtos financeiros com taxas do CDI como descritas acima, além de algumas ações que garantam retorno tão bom ou melhor que a renda fixa.

Agressivo: investindo na bolsa

Os investidores agressivos têm na bolsa de valores e suas ações a principal forma de conseguir as melhores rentabilidades (o que não exclui de investir em renda fixa). Geralmente contam com análises e experiência para encontrar produtos financeiros que subam mais que o dobro que investimentos que possuam segurança e liquidez.

Conhecer o investimento é tudo

Nenhum investimento terá a melhor rentabilidade sem respeitar o perfil do investidor. Por isso, para almejar ganhos reais é preciso entender onde se está investindo – pois, muitas vezes, a procura pela alta rentabilidade pode trazer mais prejuízos que lucros, minando seu patrimônio e estagnando suas opções.

Por isso é preciso estudar a rentabilidade acerca do objetivo: você quer adquirir um bem como uma casa? Deseja viajar em curto espaço de tempo? Quer aplicar para a aposentadoria? Ou, ainda, transformar o dinheiro em um operário que faz mais dinheiro para você? Cada característica dessas deve ser levada em conta para obter a melhor rentabilidade.

A dica de ouro é a diversificação

Listamos que o perfil e o objetivo guiam os investidores em busca da melhor rentabilidade possível. Mas, uma dica de ouro é indispensável em todas as etapas do processo: a diversificação da carteira. Isso porque é possível analisar onde você está ganhando mais. Outra dica indispensável é fazer o controle de cada investimento, seja pelo tradicional Excel ou por soluções de controle de investimentos.

A diversificação de investimentos também traz bagagem nas inúmeras aplicações. É possível conhecer desde o mais conservador aporte, como o Tesouro Selic, até métodos usados por profissionais especialistas no mercado de ações, como o day trade.