Orçamento Familiar: Por que é importante ter um planejamento?

Orçamento Familiar: Por que é importante ter um planejamento?

O Orçamento Familiar necessita de um preciso planejamento para que os objetivos de sua vida em família possam ser cumpridos plenamente. Mas qual é a real importância deste planejamento na sua vida e na de seus entes queridos? Confira neste texto que elaboramos especialmente para falar deste assunto.

Para o dia a dia

A convivência familiar exige planejamento financeiro, pois o dia a dia de uma família é repleto de gastos. O custeio da casa, a escola e os materiais da escola das crianças, viagens, pagar as contas do mês, são apenas algumas das movimentações de dinheiro que uma família precisa realizar corriqueiramente.

Além disso, cada família tem um jeito diferente de se sustentar. Algumas possuem uma renda fixa todos os meses, vinda dos salários do casal. Outras, uma renda fixa, mas apenas de um salário, algumas, sem renda fixa, pois são empreendedores e o faturamento pode variar a cada mês.

Para ter dinheiro até o fim do mês

Ou seja, enquanto a entrada de dinheiro pode mudar mês a mês (meses de menor faturamento, férias, 13º), o pagamento das dívidas ainda precisa ser realizado com respeito a prazos e de forma a sempre sobrar algum dinheiro para investir, guardar e realizar compras não projetadas ao longo dos dias.

Para o futuro

Além do planejamento orçamentário familiar do dia a dia, é fundamental que uma família também projete suas ações para o futuro. Certamente, todas as células familiares têm o desejo de conquistar uma vida melhor através do tempo, e isso envolve o investimento e a aquisição de bens.

As famílias têm que planejar, por exemplo, a reforma da casa ou do apartamento, ou a compra de um novo imóvel. A aquisição de um carro novo para a família, uma viagem inesquecível no fim do ano ou, a médio e longo prazos, planos financeiros para conseguir eventualmente bancar o cursinho ou a faculdade dos filhos.

Todos estes objetivos a cumprir envolvem a necessidade de um preciso planejamento, pois elas representam despesas a mais no orçamento familiar. Por isso, o bom planejamento permite que a família poupe o dinheiro com antecedência, investindo-o em algum fundo seguro de boa rentabilidade, pagando a menor alíquota de imposto de renda possível, colhendo assim os frutos no futuro.

Quem não planeja, se dá mal

O Brasil vive uma triste realidade de crise e limitações financeiras. Muitas famílias estão voltando para o aluguel, vendendo carros ou se mudando para imóveis menores, uma vez que têm dificuldades para arcar com suas dívidas. Embora boa parte disso seja culpa da crise, em si, a falta de planejamento também é um grande vilão.

Família que tem bom planejamento financeiro está mais preparada para encarar crises econômicas ou imprevistos, como demissões, acidentes e outras ocasiões desfavoráveis para o caixa familiar. Por essas e outras razões, o planejamento orçamentário da família é tão importante.

Tecnologia como aliada

Um aplicativo de gestão financeira pode fazer a diferença para a execução de um planejamento familiar de qualidade. Com o nosso tempo cada vez mais escasso, a tecnologia tem nos beneficiado com soluções cada vez mais práticas. Um aplicativo de controle financeiro pode oferecer diversos relatórios em poucos cliques e pode contribuir para uma decisão financeira muito melhor. O mercado é repleto deles, muitos deles gratuitos. Fique atento!