Como escolher um software antivírus?

Como escolher um software antivírus?

Você com certeza já se deparou com uma janela de alerta “piscante” em sua tela: “VÍRUS ENCONTRADO!”. O que fazer?

Atualmente, o número de pragas virtuais (vírus, malwares, spyware, trojan.horse e etc.) que circulam na internet é cada vez mais assustador. A atuação dos hackers tem se tornado mais audaciosa e se você não estiver atento e preparado, seu PC será infectado.

Vírus, em informática, é um programa mal-intencionado desenvolvido por hackers (programadores experts) que contamina o sistema operacional, se multiplica e procura, de diversas maneiras, se espalhar para outros PCs.

A infecção de um PC por um vírus sempre acontece por descuido do usuário: ou acessou site suspeito e, em seguida, fez algum download, ou deixou de atualizar, diariamente, o software antivírus. Um software antivírus é um programa desenvolvido, especialmente, para impedir que seu PC seja invadido por qualquer praga virtual ou, caso já esteja infectado, fazer a limpeza do sistema por meio de um escaneamento do HD.

Este software deve oferecer proteção contra todas, ou quase todas, pragas virtuais que circulam pela internet. Lembro que, no final da década de 90 – quando os PCs estavam se popularizando – apenas dois softwares antivírus reinavam: o Norton Antivírus e o Macfee ViruScan. Apenas o primeiro era gratuito. Corrijam-me, se estiver errado.

Com o passar dos anos, a quantidade de vírus foi aumentando, obrigando assim, os softwares precisarem de atualização. Com esse aumento, novos softwares foram aparecendo com a intenção de oferecer mais segurança do que os anteriores. Na corrida para oferecer mais proteção aos usuários, as fabricantes dos programas foram incluindo inúmeras opções de rastreamento (além do HD, e-mail, acesso a internet entre outras), ocasionando uma diminuição do desempenho do PC.

Por este motivo, estes super pacotes, conhecidos como “suítes”, foram perdendo a preferência, principalmente, entre os usuários domésticos. Outro motivo foi a exigência de licença para utilização do software, deixando de ser gratuito.

Mas como escolher um software eficiente? Existem inúmeros softwares antivírus gratuitos, entre eles: Avira Antivir, Avast, NOD32, AVG e etc. Antes de escolher, verifique o poder de ação contras as principais pragas virtuais existentes. Outro detalhe, o software deve ser de fácil entendimento, principalmente para usuários iniciantes. Se for difícil de aprender a usá-lo, descarte-o. E o detalhe mais importante: ele deve oferecer atualização diariamente. Como novos vírus são descobertos todos os dias, ele não deve ficar para trás.

Softwares antivírus que demoram horas para fazer uma escaneamento total no computador não é sinal de eficiência. Geralmente, softwares rápidos na varredura encontram mais ameaças do que os outros.

Tive a oportunidade de experimentar todos os antivírus listados anteriormente e o que mais me agradou, e o utilizo atualmente, é Avira Antivir. Ele é simples, rápido, atualiza automaticamente todos os dias e, apesar ser disponibilizado apenas no idioma inglês, é super didático. Se você é um usuário iniciante, pode conferir que não terá problemas em aprender a utilizá-lo.