As vantagens em morar de aluguel e as vantagens em ter o próprio imóvel

As vantagens em morar de aluguel e as vantagens em ter o próprio imóvel

Uma discussão que se trava em livros e blogs financeiros é: Melhor comprar ou alugar um imóvel? Muitos autores já se propuseram a fazer cálculos e mais cálculos para se chegar a conclusões matemáticas.

Meu objetivo é pensarmos em fatores não financeiros, pensar nas vantagens e desvantagens em morar em um imóvel próprio ou alugado sem levar em consideração somente o valor financeiro, mas também pensarmos em valores emocionais e de comodidade.

O Guilherme, do blog Valores Reais, publicou mais um excelente artigo essa semana que abordou o tema - 5 dicas sobre o que vistoriar na escolha de um imóvel para comprar ou alugar.

Hoje, quero dar continuidade ao tema com algumas contribuições.

Vantagens em morar de aluguel

Para quem mora em grandes cidades, morar de aluguel pode ser uma grande vantagem em relação à economia de tempo. Pode-se alugar um imóvel próximo ao local de trabalho e deixar de perder horas no trânsito, assim se ganha qualidade de vida e mais tempo para fazer o que gosta: ler o blog Efetividade, por exemplo. :-D

Quem mora de aluguel não precisa se preocupar com a reforma do imóvel. Caso surja algum problema na estrutura, simplesmente se comunica a imobiliária ou proprietário.

Sendo drástico, mas realista, um imóvel nunca está livre de sofrer uma catástrofe e ser totalmente ou parcialmente destruído. Vimos esse ano alguns desastres naturais, mesmo em bairros nobres, que destruíram casas inteiras. Morando-se de aluguel o prejuízo seria menor, não haveria perda do imóvel somente dos móveis.

Quem mora de aluguel e por obra do destino tem um vizinho “mala” morando ao lado, pode simplesmente ir morar em outro local e não tem que ficar aguentando o vizinho.

O valor do aluguel de um imóvel é algo entre 0,5 e 1% do valor dele. Pode ser vantagem investir o dinheiro, sacar parte dos rendimentos e pagar o aluguel. Ainda é possível se negociar valores menores para pagamentos semestrais ou anuais do aluguel.

Fica mais fácil aceitar uma proposta de mudança de cidade, afinal basta alugar outra casa na cidade de destino.

Vantagens em ter casa ou apartamento próprio

O imóvel sendo seu você faz o que quiser dele: quebra paredes, troca utensílios, fixa objetos permanentes nas paredes e as pinta e repinta; em resumo, faz o que bem entender.

Você fala para você mesmo e para todo mundo: É meu!!!

Ele pode sofrer valorização e você querer vendê-lo com lucro.

Mesmo que você venha a ficar desempregado terá pelo menos onde morar.

Você realiza parte do sonho brasileiro. (faltará o carro, a esposa/marido, dois filhos (as) e o cachorro).

Se você tem emprego estável e gosta da cidade e bairro onde mora, pouco importa se o imóvel irá valorizar ou se desvalorizar com o tempo. A vantagem está em morar com prazer.

Conclusões

Lembro que é um erro considerar o imóvel um investimento, investimentos colocam dinheiro no seu bolso e o imóvel tira dinheiro dele.

É impossível se chegar a uma conclusão definitiva, tudo depende do que tem valor para você. Também o momento e maturidade de cada um há de ser considerado. O que é bom hoje pode não ser amanhã e vice-versa.

Portanto, não há conclusão. Você decide. 8-O

Bom final de semana!