Como manter o fluxo de caixa da minha empresa saudável durante a crise?

Como manter o fluxo de caixa da minha empresa saudável durante a crise?

O mundo inteiro desacelerou para conter a pandemia. Por conta disso, várias empresas sentiram os impactos financeiros da crise. O cenário destaca, portanto, a necessidade de manter um fluxo de caixa positivo para garantir a existência do negócio.

Falaremos a seguir, como é possível se organizar financeiramente para minimizar os efeitos da pandemia.

Por que investir na saúde financeira da empresa?

A organização financeira, em qualquer ambiente corporativo, é uma atividade essencial. Em momentos de crise, ela se tornou indispensável. Afinal, a crise fez o consumo de produtos e serviços, principalmente, despencar.

Para minimizar os efeitos colaterais de uma recessão econômica, empreendedores devem contar com a ajuda do seu fluxo de caixa. Trata-se de um instrumento de controle e planejamento financeiro para aliviar a vida de empresários em dias difíceis.

O principal intuito do fluxo de caixa é entender e projetar um saldo disponível, para que sempre seja possível ter capital de giro para eventuais necessidades. Por enquanto, o setor financeiro das companhias devem reorganizar esse instrumento, a fim de reduzir ao máximo os custos e despesas, sem prejudicar os recursos humanos.

O fluxo de caixa, portanto, oferece informações valiosas para a tomada de decisão dos empresários. Dessa forma, estamos falando de uma ferramenta fundamental para proteger negócios.

Como ter um bom fluxo de caixa durante a crise?

Já entendemos que o fluxo de caixa é uma ferramenta útil para acompanhar os ativos que entram e sai de uma empresa. Mas como eles devem funcionar durante um período turbulento?

O primeiro passo para criar um bom fluxo de caixa é o planejamento. É importante que o empreendedor ou o contador entenda muito bem quais são as principais atividades da empresa, para compreender a receita e os gastos. Com esses dados em mãos, é possível se planejar e fazer uma gestão de recursos muito mais eficiente.

Quando falamos de planejamento, também pensamos em previsão. Um fluxo de caixa planejado consta com previsões para os melhores e piores cenários (além de períodos de curto e médio prazo). Assim, é possível se preparar para crises e continuar trabalhando, na medida do possível.

Em regra, a maioria dos negócios devem projetar seu funcionamento com uma queda considerável nas vendas e no faturamento. Essa é uma estratégia específica para momentos de crises. Uma vez que você se prepara para o pior cenário, suas respostas serão mais eficientes quando ele, de fato, acontecer.

Um fluxo de caixa bem estruturado garante o cumprimento de compromissos com funcionários, clientes e governo, inclusive. As partes burocráticas do setor financeiro, como impostos e pagamentos, também são contempladas dentro do planejamento da ferramenta.

Para elaborar um fluxo de caixa eficiente e que realmente ajuda as pequenas e grandes empresas, conte com a ajuda de um profissional especializado na área. A formação e a capacidade de um contador, nesses momentos, farão muita diferença.

Se você se interessa pelo universo dos negócios e deseja saber mais sobre como proteger a sua empresa, principalmente em momentos de crise, acesse nosso site e leia outros artigos!

Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!