Como reduzir o consumo de energia elétrica

Como reduzir o consumo de energia elétrica

A conta de luz se tornou um dos maiores inimigos do bolso do brasileiro, especialmente após a alta anunciada nessa tarifa pelo governo federal no início do ano. Por esse motivo, mais do que nunca, devemos aprender a aplicar estratégias essenciais para reduzir o consumo de energia elétrica na nossa casa, controlando nossos gastos domésticos. No artigo de hoje vamos compartilhar algumas dicas sobre o que você pode fazer para reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa. Confira!

Controle o uso do ar-condicionado e do ventilador

O uso de ar-condicionado em períodos de alta nas contas de luz é extremamente desencorajado, já que esse eletrodoméstico é responsável por grande parte do consumo de energia de uma casa. Quando for necessário utilizá-lo, lembre-se de adotar estratégias para poder regular o uso adequado desse aparelho, como fechar portas e janelas e deixar a manutenção em dia.

Os ventiladores também podem ser vilões, mas são ótimas alternativas ao ar-condicionado em dias muito quentes. Basta ter o cuidado de deixá-lo ligado apenas quando estiver usando.

Fique de olho no consumo da sua geladeira

A geladeira é responsável por, aproximadamente, 30% do nosso consumo mensal de energia elétrica em casa. Para diminuir o gasto energético com esse eletrodoméstico, lembre-se de posicionar a geladeira em locais mais ventilados, onde seu motor não vai esquentar e trabalhar demais.

Não fique muito tempo com a porta da geladeira aberta e faça regularmente o degelo do seu aparelho quando as camadas de gelo estiverem muito grandes.

No inverno é possível controlar a temperatura para evitar o gasto desnecessário de energia. Quando for viajar por longos períodos opte por esvaziar toda a geladeira e desligar o aparelho da tomada.

Trabalhe bem a iluminação da sua casa

Para economizar energia com a iluminação da sua casa, alguns cuidados podem ser essenciais. Troque todas as suas lâmpadas pelas do tipo fluorescente ou de led, que gastam menos energia e tem tempo de vida útil maior do que as incandescentes.

Valorize o máximo possível a fonte de luz natural da sua casa, mantendo janelas abertas durante o dia e usando cores claras nas paredes dos cômodos.

Crie o hábito de apagar as luzes quando sair do banheiro, do quarto ou da sala, e não deixar nada ligado sem que alguém esteja presente no local.

Cuidados na hora do banho

O chuveiro ligado é um dos maiores consumidores de energia da sua rotina, podendo ser responsável por até 25% dos gastos mensais. Para economizar na hora do banho, evite tomar duchas demoradas, especialmente durante o horário de pico (de 17 às 22h).

Quando for ensaboar ou fazer a barba, lembre-se de desligar a fonte de água. Use, sempre que possível, a chave no modo verão, para poder puxar menos energia.

Atenção ao lavar roupas, louças e secar

Máquinas de lavar louças e roupas podem gastar muita energia da sua casa quando utilizadas com uma grande frequência. Para evitar aumentos na conta de luz, crie o hábito de acumular um grande volume de roupa e louças para lavar de uma só vez, evitando criar vários ciclos de lavagem.

A secadora de roupas também só deve ser utilizada quando for extremamente necessário, já que consome um grande volume de energia.

Ao passar as roupas, atente-se para o ferro elétrico, já que somente ele é responsável por 6% do volume de energia consumida em uma residência. Prefira acumular um grande volume de roupas e passar tudo de uma só vez, criando o hábito de sempre desligar o ferro quando não estiver utilizando o aparelho.

Atenção com eletrônicos

Evite dormir com a TV ligada, ou deixar que ela fique transmitindo imagens sem que ninguém esteja assistindo. Crie o hábito de usar o timer para não correr o risco de esquecer sua TV ligada. O mesmo funciona para o computador, que deve estar desligado quando ninguém estiver usando.

Deixar aparelhos no stand-by ou carregadores ligados na tomada também aumenta o consumo de energia na sua casa. Lembre-se de desligar tudo da tomada sempre que possível, alguns aparelhos gastam uma quantidade considerável de energia só pelo fato de estarem conectados a tomada.

Esses são alguns cuidados essenciais para que você consiga reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa. Quais dessas atitudes você já adicionou à sua rotina? Quais outros cuidados que não citamos nesse texto você costuma ter? Deixe seu comentário!

Confira também:

7 negócios que você pode começar na sua própria casa