Como tomar decisões de investimento informadas no clima econômico atual

Como tomar decisões de investimento informadas no clima econômico atual

De acordo com estimativas recentes, a economia global vale cerca de $86 trilhões, com os 15 países mais influentes contribuindo com 75% do PIB total.

Contudo, a economia global permanece num estado de fluxo constante: das inúmeras variáveis que impactam o crescimento à rápida expansão de economias emergentes como o Brasil, a Rússia e a Índia.

Estas variáveis dificultam a tomada de decisões bem informadas e recompensadoras para os investidores, principalmente tendo em conta o impacto de conflitos geopolíticos e condições externas dos mercados. Com isto em mente, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a prosperar como investidor.

Avalie e Pesquise o Clima Econômico

Hoje em dia, antes de fazer qualquer investimento é importante avaliar o clima econômico predominante e o seu impacto em mercados, ações e classes de ativos específicos.

Esta pesquisa pode ser-lhe inestimável como o clima atual demonstra.

Por exemplo, a Libra Britânica (GBP) continua a perder valor face ao Euro (EUR) e ao Dólar Americano (USD) e é provável que esta tendência continue no contexto do Brexit.

Recentemente, o par GBP/EUR afundou após o anúncio de um estímulo significativo do Banco Central Europeu (BCE) — entender estas tendências podem ajudá-lo a formar a sua estratégia de investimento.

Felizmente, hoje existem websites de brokers forex e plataformas que oferecem acesso a uma grande variedade de notícias e recursos analíticos, permitindo o monitoramento de desenvolvimentos em tempo real e rápida reação às tendências mais recentes.

Siga o Comportamento de Traders Bem-sucedidos:

Se ainda não está familiarizado com websites de comércio e o conceito de “social trading”, está a privar-se das melhores ajudas nesta era digital quando se trata de decisões de investimento.

Social trading” funciona online com uma rede de investidores, dando a oportunidade de colaborar e seguir o comportamento de traders bem-sucedidos.

Em alguns casos, é possível adotar as mesma estratégias de investimento implementadas por outros traders quando o objetivo é capitalizar em mercados com condições semelhantes e assim lucrar.