Conheça 4 segredos dos campeões de vendas online

Conheça 4 segredos dos campeões de vendas online

Falar que a concorrência aumenta dia após dia não é uma novidade, certo? Todos nós estamos cientes desse fato. No e-commerce o cenário não é diferente, afinal, o mercado não para de crescer. De acordo com Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomércioSP e CEO da Ebit, a previsão é de um aumento de 15% das vendas em 2017.

Sim, há um aumento na demanda, mas também uma explosão de empresas que investem no comércio online, por isso, é preciso estar preparado e desenvolver as melhores estratégias de vendas para garantir a sua fatia do crescimento.

Por onde começar? É justamente isso o que você vai descobrir nesse post. A seguir, confira os 4 segredos de vendas online!

1. Invista no marketing digital

E-commerce e marketing digital é um casamento já consolidado. Nasceram um para o outro. O marketing digital é praticamente da natureza do e-commerce, afinal, precisamos atrair os clientes, mas não temos uma localização física, onde podemos encher a vitrine com os nossos produtos. A vitrine, no caso, é a própria internet.

É justamente por isso que estratégias como os links patrocinados, as mídias sociais, o e-mail marketing e o foco em SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, são indispensáveis para elevar o número de vendas online. O melhor de tudo é que, com esse tipo de estratégia, é possível modular seus gastos da maneira mais conveniente.

2. Desenvolva as redes sociais

Sim, já falamos sobre o marketing digital, mas vale uma atenção especial para as mídias sociais, já que elas podem ser uma poderosa ferramenta de divulgação para quem atua com o e-commerce. Afinal, elas podem ser usadas de duas maneiras distintas.

Em primeiro lugar, Facebook e Instagram, por exemplo, podem ser usados como uma vitrine virtual, onde promoções são realizadas e os produtos expostos, por exemplo. Além disso, os chats também podem ser um excelente canal de vendas e de contato com o cliente.

3. Realize o pós-venda

Muitos gestores de e-commerce esquecem que, embora não tenham contato direto com o cliente, também devem realizar o pós-venda. Afinal, essa é uma importante etapa do ciclo de vendas, já que o objetivo é trazer esse cliente de volta e confirmar a sua satisfação.

No caso, o pós-venda, pode ser realizado por e-mail, no dia após a conclusão da venda. Essa pode ser uma oportunidade, inclusive, para medirmos o nível de satisfação do cliente com métricas específicas, como o NPS (Net Promoter Score).

4. Use a tecnologia

Por fim, outro segredo das vendas online é o uso da tecnologia. Na internet é muito mais simples conseguir dados importantes do cliente para a realização de estratégias de vendas personalizadas. Para isso, você vai precisar de sistemas específicos, como o CRM (Customer Relationship Management).

Essa ferramenta tem como objetivo coletar, armazenar e administrar todos os dados da clientela, e pode ajudar a desenvolver melhor todas as outras dicas mencionadas por nós anteriormente. Por isso, é indispensável.

Gostou do nosso post sobre dicas para as vendas online? Se ainda estiver com dúvidas sobre o assunto ou quiser aprofundar seus conhecimentos sobre finanças, entre em contato conosco!