Saiba como ficar rico antes dos seus amigos (depois ensine a eles!)

Saiba como ficar rico antes dos seus amigos (depois ensine a eles!)

Se você ainda não tem sua estratégia para ganhar dinheiro então pare tudo e leia este artigo. Saber como ficar rico ou como garantir sua independência financeira é sim fundamental para quem quer levar uma vida boa. Ainda que seja para evitar dificuldades.

Por isso, conheça nossas cinco dicas para ajudar você a construir seu patrimônio de maneira sólida. Confira.

Defina objetivos

É preciso saber onde você quer chegar. Neste caso, estamos falando de objetivos no curto, médio e longo prazo. Coloque seus sonhos no papel. Assim, sugerimos seguir o seguinte roteiro.

No curto prazo: crie um fundo de emergência que corresponda a doze vezes o valor do seu salário atual. O motivo disso é que com esse dinheiro guardado você se previne de eventualidades como a demissão e tem condições de lidar melhor com questões como doenças na família.

No médio prazo: estabeleça o que quer adquirir. Dinheiro para abrir um negócio próprio? Comprar uma casa? Trocar de carro? Assistir à Copa do Mundo? Adquirir independência financeira? Fica a seu critério.

No longo prazo: o ideal é que você garanta sua aposentadoria ou um conforto maior para uma fase mais distante de sua vida.

Organize-se em função dos objetivos

Definidas as suas metas chega a hora de escolher o caminho certo para atingi-las. Neste caso, saiba que o seu dinheiro não vai trabalhar para você ao menos que você encontre meios para tanto. A boa notícia é que isso é perfeitamente possível de ser feito. Basta investir da maneira certa.

Se você está pensando na Poupança, esqueça. Seus rendimentos têm sido abaixo da inflação, o que no longo prazo tende a fazer com que seu dinheiro se desvalorize.

O caminho então é investir nos juros compostos.

Conheça os fundos de renda fixa

No Tesouro Direto, por exemplo, você pode estruturar todas as etapas de seu investimento de maneira segura.

Você pode usar o Tesouro Selic para suas metas de curto prazo, pois ele varia em função da taxa básica de juros, (a Selic) e apresenta liquidez diária (permite que você tire o dinheiro diariamente). Ideal para o resgate de emergência.

Da mesma forma, você pode usar o Tesouro Prefixado para determinar o quanto receberá no médio prazo para que seu dinheiro renda o valor necessário para a compra.

Já o Tesouro IPCA, apresenta um rendimento sempre acima da inflação, ideal para garantir a aposentadoria, independentemente da oscilação da moeda.

Outras opções de renda fixa como LCIs, LCAs e CDBs também merecem um estudo mais aprofundado de sua parte.

Aumente suas fontes de renda

Seu salário não é o suficiente para esses investimentos? Pois saiba que existem meios para mudar essa realidade.

A economia partilhada, por exemplo, permite que você lucre seja usando seu próprio veículo, seja alugando um quarto dentro da sua casa.

Da mesma forma, alternativas como a venda de milhas acumuladas também podem garantir mais dinheiro no fim do mês. Empreenda. Use sua criatividade e garanta uma fonte de renda extra somente para investir.

Siga o planejamento financeiro

A melhor notícia é que você não precisa de muito dinheiro para investir. O segredo é usar o tempo ao seu favor. Experimente investir 15% do que ganha em aplicações que rendam sob juros compostos.

Como os juros evoluirão sob juros, em alguns meses você verá sua renda aumentar e, com disciplina, isso fará com que você atinja seus objetivos. Não abra mão da disciplina nesse processo.

Aprendeu como ficar rico? Então é hora de compartilhar este segredo nas redes sociais.