Cursos de capacitação

Cursos de capacitação

Estou agora num curso de Word Avançado.

Hoje é a oitava aula de um total de doze. A carga horária do curso são 24 horas.

A dúvida que me surge é quais são os critérios utilizados para classificar um curso de básico, intermediário ou avançado?

O curso que estou fazendo é um curso de capacitação para os funcionários da empresa. Havia 12 vagas e a exigência era ter feito o curso ministrado no semestre passado, Word Intermediário, carga horária de 24 horas; que por sua vez, tinha como pré-requisito o curso de Word Básico, este ministrado no primeiro semestre do ano passado com carga horária de 36 horas.

Não fiz os dois primeiros módulos, me matriculei apenas para este intitulado “avançado”. Como tenho formação técnica em informática minha matrícula foi aceita mesmo sem ter cursado os dois módulos anteriores.

Estou decepcionado, o curso não tem nada de avançado, é intermediário. Até o momento não foi ensinado nada que eu ainda não soubesse, e o pior, os alunos estão mais para iniciantes do que avançados.

Tudo bem que eu tenho uma experiência de anos com informática, e a experiência ajuda muito no aprendizado de novas ferramentas, mas um curso que se intitula avançado, ao meu modo de ver, deve ensinar conhecimentos avançados. Deve cobrir a quase totalidade das ferramentas disponíveis no software, pois se isso não acontecer, e eu queira aprender as ferramentas do programa que ainda não conheço, terei que fazer qual curso? O de Word High Advanced? O nome é bonito e acredito que venderia bem, mas me soaria falso, pois não seria nada mais que um curso realmente avançado.

Em geral o nome dado pelas escolas aos seus cursos não corresponde ao conhecimento cobrado pelas organizações. Quando vejo um currículo onde está inscrito: conhecimento em Word avançado – entendo que a pessoa domina muito bem o programa. Pura ilusão. São poucas as pessoas que possuem um conhecimento realmente avançado.

Estou falando de informática porque é o curso que estou fazendo no momento, mas o mesmo acontece com outros cursos de capacitação. É comum encontrar no currículo de alguém a expressão: “Inglês avançado”. Quando leio essa frase entendo que a pessoa saiba escrever e falar no idioma, penso que ela seja capaz de redigir uma carta e participar de uma reunião em inglês. Mais uma vez me iludo. O que as escolas intitulam “Inglês Avançado” não passa de um curso intermediário com algumas expressões decoradas e alguns jargões comumente usados.

Quando você colocar em seu currículo a palavra “avançado” esteja certo que seus conhecimentos realmente são avançados, caso contrário você apenas gastará o tempo e dinheiro da empresa para lhe chamar para um entrevista e pagará um micão quando lhe for cobrado os seus conhecimentos “avançados” e você não tiver o que mostrar.

Artigos relacionados:  Conhecimento básico em informática; Aprenda a fazer um currículo eficiente; Ainda sobre currículos.