Dicas para evitar uma baixa rentabilidade do seu investimento

Dicas para evitar uma baixa rentabilidade do seu investimento

Tão importante quanto investir seu dinheiro é garantir uma boa rentabilidade para o investimento.

Embora não sejam muito divulgadas, existem situações que fazem com que você perca dinheiro simplesmente por falta de informação ou descuido.

Confira neste artigo situações que comumente fazem com que seus investimentos não tenham boa rentabilidade.

1 – Aplicar na Poupança em busca de maior rentabilidade

Você já deve ter ouvido falar que ultimamente aplicar na Poupança significa perder dinheiro. Na prática o que acontece é que em tempos em que a Poupança rende menos do que a inflação, a longo prazo você deixa de ganhar aquilo que poderia com outro tipo de aplicação.

Com a desaceleração econômica o desempenho da Poupança como rendimento torna-se ruim e seu capital se desvaloriza em relação a outras opções.

Apesar de ser um tipo de investimento tradicional e muito seguro, a Poupança deixa a desejar quando o investidor procura por maior rentabilidade.

2 – Retirar a aplicação antes do previsto

Antes de investir seu dinheiro onde quer que seja é fundamental considerar o elemento tempo na aplicação escolhida. É muito comum ver pessoas perderem dinheiro ao retirarem seu investimento antes da hora.

A dica neste sentido é se planejar adequadamente para o investimento. Garanta que enquanto ele não render o suficiente você não precisará resgatá-lo.

Investimentos que oferecem liquidez diária podem não oferecer um diferencial no quesito rentabilidade, mas garantem segurança para investidores que eventualmente possam precisar de recursos antes da hora. Em todo caso, estude sempre o tipo de aplicação que pretende fazer antes de investir seu dinheiro para evitar dores de cabeça no futuro.

3 – Não diversificar os investimentos

Não aposte tudo em uma única frente. Mesmo investimentos considerados seguros podem oferecer risco mínimo. Além disso, eles podem apresentar resultados menos interessantes do que o esperado e isso faz com que você perca dinheiro.

Quando você diversifica sua carteira de investimentos de maneira criteriosa você consegue distribuir seu capital em aplicações com perfis diferentes, o que garante que numa eventual crise você consiga maior segurança para seu dinheiro.

4 – Não observar as taxas administrativas

Quando se procura por informações a respeito de investimentos pouco se fala a respeito das taxas administrativas. Elas são importantes e servem para que a instituição financeira responsável faça a manutenção adequada da sua aplicação. Entretanto, quando essas taxas são muito altas elas podem até mesmo comprometer a rentabilidade do investimento.

Assim, avalie as taxas administrativas com o mesmo cuidado que você avalia o potencial de retorno.

Essas dicas simples podem fazer toda a diferença na hora de aplicar seu dinheiro.

Compartilhe o texto nas redes sociais e ajude a levar informação também aos seus amigos.

Grande abraço!