Investimento de curto prazo: como ganhar dinheiro em pouco tempo?

Investimento de curto prazo: como ganhar dinheiro em pouco tempo?

Os investidores na bolsa de valores buscam estratégias que garantam uma boa relação risco/retorno. E, em geral, quanto maior o risco do investimento, maior também será o lucro. Sendo assim, um investimento de curto prazo tem as suas vantagens mas também oferece riscos e depende das preferências e do perfil do investidor para se tornar uma estratégia lucrativa.

O que são short sellings?

Assim, a venda a curto prazo ou short sellings é uma estratégia que consiste em lucrar com a queda das ações na bolsa, ou seja, ganhar dinheiro com a desvalorização de um ativo. Na prática, o investidor , prevendo a possível queda de uma ação, vende o ativo de determinada companhia, que na verdade ainda não detém, para no futuro comprar a ação em baixa e lucrar com a diferença.

Em um investimento de curto prazo, a tendência de queda de uma ação normalmente é maior do que a tendência de valorização, por isso a estratégia é interessante, já que é possível extrair lucro em situações em que os investidores em geral estão perdendo dinheiro.

Vantagens do investimento

Esse tipo de investimento pode ser muito rentável e oferece um retorno de curto prazo, uma vez que só está condicionado a transação de venda e compra das ações. E sua principal vantagem é a oportunidade de ganhar dinheiro em um cenário de mercado pessimista. Além disso, é possível proteger outro investimento de longo prazo ou a carteira de títulos.

Outra vantagem importante é que enquanto ocorre o processo de transação de venda e compra, as ações são emprestadas ao investidor pela companhia. E ao final as ações são devolvidas ao emprestador, que as aceita mesmo que o valor de mercado tenha diminuído.

Minimizar os riscos e evitar os prejuízos

O short sellings, na lógica do investimento de curto prazo, explora uma situação provável de mercado que a forte tendência de queda do valor de uma ação. Porém, quando pensamos a longo prazo a tendência do mercado financeiro é altista. Então, é preciso ter cuidado e atender aos limites da estratégia.

Por ser o um investimento de alto risco, com perdas ilimitadas, o investidor poderá minimizar seu risco e evitar prejuízos catastróficos através de ferramentas disponíveis no mercado de ações. Assim, utilizando uma “ordem stop”, por exemplo, é possível limitar o valor máximo de perdas. Através dessa ordem o ativo será negociado quando atingir determinado valor menos favorável ao investidor.

Perfil para os investimentos de curto prazo

Os principais critérios a serem avaliados é o objetivo de lucro, o tempo do investimento e o perfil de risco do investidor. Por se tratar de um investimento de curto prazo, o dinheiro a ser investido terá uma aplicação rápida, com uma possível alta lucratividade e um risco elevado.

Portanto, o investidor conservador, por exemplo, que é aquele que prefere uma rentabilidade menor para ter a segurança de se arriscar menos não parece ter o perfil para o short sellings. Enquanto isso, um investidor moderado que prioriza o equilíbrio entre lucro e risco, e, mais ainda, o** investidor arrojado **que se dispõe a grandes riscos para uma alta rentabilidade são os perfis mais adequados para esse tipo de investimento.

Então, se a ideia é ganhar dinheiro em pouco tempo, analise seu perfil e avalie as melhores estratégias no mercado financeiro. Continue com a gente, leia o artigo a seguir e “Entenda melhor como ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores.