Dicas para quem quer criar um negócio online

A internet já não é um espaço exclusivo do entretenimento, das curiosidades ou das notícias. Com a popularização da web entre os brasileiros, criar um negócio online pode ser uma boa saída para quem procura ganhar um dinheiro e administrar o seu próprio negócio. Aliar as novas facilidades trazidas pela tecnologia com a possibilidade de ser um empreendedor pode ser a receita para uma vida mais confortável. Confira algumas dicas para criar um negócio online e ser um sucesso de vendas!

Faça um planejamento

Saber a quantidade de capital disponível para começar o negócio é muito importante para manter os pés no chão. A primeira decisão é sobre o local de vendas, que pode ser um site de vendas ou página própria na internet. Os sites de venda não necessitam da criação de uma marca, mas cobram comissão sobre as vendas, já ter seu próprio endereço tem outros custos, como sistemas de pagamento, registro de domínio na internet, além de todo o trabalho de criar uma identidade para a sua loja.

Comece aos poucos e fique de olho nas vendas

Não é preciso começar com um grande estoque de produtos para criar um negócio online, bastam alguns produtos estratégicos e alguns modelos diversos para dar o pontapé inicial do empreendimento. Algumas mercadorias são sucessos de vendas e fáceis de vender, como roupas, cosméticos e acessórios para celular e tablets. Quando as primeiras vendas começam a surgir o ideal é acompanhar de perto a experiência desses clientes durante o processo de compra, isso demonstra integridade por parte da loja e preocupação do vendedor com a felicidade da clientela.

Registre um domínio

Mesmo quem opta pelas vendas em sites específicos deve se preocupar com a criação de uma empresa própria, uma marca que reflita a personalidade da loja e seus produtos. O registro de um domínio, é  algo que serve para “patentear” o nome escolhido e deixá-lo reservado, caso alguém tenha a mesma ideia que você. Este procedimento custa pouco e é uma boa forma de iniciar um empreendimento na rede.

Use redes sociais

Twitter, Facebook e Instagram concentram uma capacidade de diálogo com muita gente ao mesmo tempo, algo que deve ser aproveitado por quem quer criar um negócio online. Expor seus produtos nas mais diversas redes de contato é uma forma de fazer publicidade sem gastar nada. Caso haja um dinheiro disponível para o marketing, invista em anúncios pagos e posts patrocinados. Eles podem render mais visibilidade e abrangência para a sua mercadoria.

Crie um blog

Conversar com o leitor de maneira informal e apresentar seus produtos através de textos que não sejam puramente publicitários e que tragam um pouco de conteúdo para o leitor é uma maneira de ganhar a simpatia de quem está entrando na sua loja pela primeira vez e também fideliza os clientes antigos. Todo esse poder de comunicação é favorecido por um fator: os sites de busca. Quanto mais você fala sobre seus produtos e usa métodos de posicionamento, melhor fica a exposição da sua página nesses sites de busca.

Facilite a gestão

Ter uma loja virtual não se resume a criar uma página e disponibilizar os produtos. É preciso pensar na plataforma de venda online, nas formas de pagamento e principalmente no controle financeiro do seu novo negócio. Existem empresas que facilitam estes processos e possuem serviços que cabem no seu bolso e se encaixam perfeitamente às necessidades do momento.

Se você ainda não começou a colocar em prática a ideia de criar seu próprio negócio na internet, confira aqui mais 15 super dicas 

Grande abraço!