Dinheiro velho em poupança valerá ouro.

Dinheiro velho em poupança valerá ouro.

A presidente Dilma afirmou que a queda da SELIC e a baixa dos juros é um movimento sem volta. Se realmente a perspectiva se confirmar quem tem dinheiro em poupança com depósitos efetuados antes do dia 04/05/2012 tem boa remuneração garantida. Já os depósitos realizados depois desta data terão remuneração oscilando ao movimento da SELIC como já explicado aqui no Efetividade neste post.

O que alguns ainda não entenderam é que o dinheiro velho não sofre alterações, a remuneração será sempre de 0,50% mais TR, já o dinheiro novo, hoje com a SELIC em 9% também remunera em 0,50 mais TR, mas, assim que a SELIC cair, os valores novos passam a serem remunerados pela nova fórmula: 70% da SELIC mais TR, o dinheiro velho não sofre alterações na remuneração independente do valor da SELIC: 0,50% mais TR.

Como funciona a Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança tem remuneração mensal, sempre no dia de aniversário do investimento, ou seja, no dia que o dinheiro foi depositado.

A remuneração da caderneta é a mesma em qualquer banco, seu valor é estipulado pelo Banco Central.

A TR é calculada com base na remuneração mensal dos CDBs dos 30 maiores bancos aplicada a um fator redutor estabelecido pelo Banco Central. Complicado isso! O que você precisa saber é que a TR é uma miséria que não chega a 0,1% ao mês. Quanto menor a SELIC menor a TR.

Não há incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Depósitos em cheque contam a partir do dia do depósito. Desde, é claro, que ele não volte por falta de fundo ou outro problema.

Seu dinheiro é garantido até o limite de 70 mil reais. Essa garantia é por CPF e não por conta poupança aberta. Isto significa que se o banco falir você tem garantia de recebimento de 70 mil reais.

Não há cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos.

Conclusão

O melhor investimento em renda fixa hoje é o dinheiro velho depositado em caderneta de poupança. Se a SELIC continuar em queda realmente estes valores serão remunerados a peso de ouro para as novas condições que se apresentam na renda fixa brasileira.

Se você tem dinheiro velho depositado não saque, deixe-o quietinho lá e espere os próximos capítulos da economia brasileira.

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.

_ _