Diversificar seus investimentos não é bom

Diversificar seus investimentos não é bom

Eu sei que todos os textos que se lê por aí fala para você diversificar seus investimentos. Para investir parte em renda variável, parte em renda fixa e ainda outra parte em fundos multimercados.

Calma, eles estão certos com esses conselhos.

O que quero dizer é que para quem tem pouco dinheiro não adianta diversificar.

Às vezes, ouço pessoas dizendo que tem 150 reais mensais disponíveis para investimento e que querem diversificar esse dinheiro. Errado. Não compensará os custos. Quem tem pouco dinheiro disponível a melhor estratégia é “atacar” em uma única frente. Para quem tem 150 reais mensais o melhor é investimentos bimestrais. Espere acumular pelo menos 300,00 e dê uma “tacada” de uma vez só e direta. Com esse valor eu pensaria em um fundo de ações ou em um único papel de uma empresa sólida na bolsa, no máximo dois papeis.

Por quê?

Pelos custos de corretagem. Quando se tem pouco dinheiro a corretagem começa a “comer” grande parte dos seus lucros, e aí fica desanimador investir na bolsa.

Comece a diversificar seu dinheiro quando você tiver quantias maiores, algo acima de 10 mil reais. Valores menores que isso eu acho besteira.

Algo que eu aconselho para o investidor de pouco dinheiro é começar acumulando na caderneta de poupança. Espere formar uma quantia um pouco mais expressiva e aí sim invista na bolsa de valores.

Agora, especular na bolsa é tarefa de profissional. Nós, investidores comuns, devemos pensar em longo prazo. Empresas com futuro promissor e que pagam bons dividendos são ideais.

Falando sério, quem tem 2 mil reais deve buy and hold (comprar e manter) e não querer dar uma de trade e especular. Não que não se possa ter sucesso e ganhar algum dinheiro, mas sinceramente, não compensa a dor de cabeça. Será muito trabalho para pouco dinheiro.

Escrevo agora o que eu penso como estratégia. Que fique claro que esta é a minha estratégia, não significa que esteja certa ou errada. Também não estou aconselhando ninguém a fazer igual. Vamos lá.

Primeiramente bolsa de valores para mim é investimento de longo prazo. Gosto de buy and hold, e claro, de empresas que acredito e que tenham boa solidez.

Gosto de poucos papeis (entre 4 e 12) de empresas de ramos diferentes. Também acho bobagem pouco dinheiro em cada papel, gosto de valores acima de 3 mil reais. Também só aplico na bolsa, o dinheiro que não irei precisar dele tão cedo: o dinheiro destinado a minha aposentadoria.

Ainda falando de minhas estratégias, gosto de manter o dinheiro destinado a emergências em caderneta de poupança. Como já escrevi em artigos anteriores, aconselho a se ter o valor de 6 vezes seus gastos mensais.

Renda fixa? Não acho ser meu momento. Tenho 30 anos, depois dos 40 estarei menos propenso a “perder” dinheiro, aí sim passarei a migrar parte dos valores em bolsa para títulos públicos, CDB, ou qualquer outro investimento de baixo risco que exista em 10 anos.

Para finalizar, acredito que independente de suas estratégias e perfil de investidor, você deve estudar. Livros são investimentos. Eu adoro ler, e tal hábito eu aprendi com meus pais, a maior herança (e única) que recebi deles.

Boa sorte em seus investimentos!