A hora certa de entrar na bolsa

A hora certa de entrar na bolsa

Quando a mídia falar bem é a hora errada, já quando a mídia falar mal é a hora certa.

Como assim?

A grande oscilação, o sobe e desce na bolsa de valores se dá pela lei da oferta e da procura. Os dados apresentados pela mídia se referem ao índice BOVESPA que reflete os papéis com maior liquidez.

O problema para o investidor leigo ou iniciante é que ele quer entrar na bolsa exatamente quando a mídia está anunciando um momento de alta. Está hora não é momento de compra e sim de venda. O momento mais apropriado para comprar ações é quando elas estão em baixa, quando seus preços estão aquém do seu valor real, ou seja, quando a mídia falar que a bolsa perdeu força, que o índice BOVESPA acumula queda de X% no mês.

Outro bom momento é na chamada IPO – oferta pública de ações. Que nada mais é que a primeira venda de um papel na bolsa de valores. É quando uma empresa S/A abre seu capital social e começa a negociar ações. A tendência (a empresa sendo sólida) é de valorização de seus papéis. Você estará comprando ações a um preço abaixo de seu valor real com uma tendência de valorização.

Sendo seu objetivo em longo prazo a preocupação deve ser o investimento em empresas sólidas e com forte tendência de crescimento. Invista em empresas fortes, estude a empresa. Afinal você estará sendo sócio dela. Também aconselho somente a investir em empresas que você acredita, que você tenha simpatia por elas. Gostar da empresa é fundamental para investimentos duradouros.

Está precisando de dinheiro? Se sua resposta for sim, seu lugar não é na bolsa. Comprar um papel hoje com data programada para uso do dinheiro pode ser uma furada. Na data que você estiver programado para vender o papel e usar o dinheiro poderá ser uma data ruim, um período de baixa. A não ser que você seja um profissional financeiro, alguém que especule o mercado e faça disso sua profissão. Vejo a bolsa como investimento de médio e longo prazo. Invista apenas se você não for precisar do dinheiro a curto prazo.

Quando você compra, por exemplo, um terreno ou uma casa, não fica a todo tempo observando se o preço subiu ou desceu. Você pouco se preocupa com isso. Para quem investe para obter retorno no longo prazo à dica é: invista em empresas sólidas e “esqueça”. Apenas reveja suas estratégias de tempos em tempos.

Também respeite o seu perfil de investidor. Caso não tenha tendência ao risco o melhor é não investir em renda variável. Mesmo que você ganhe dinheiro não irá compensar o estresse emocional que terá. Também não vá na onda do “amigo do primo do seu tio”. Tem dúvidas? Procure um profissional.

Acertar a hora de entrar na bolsa poderá ser fator preponderante para o sucesso. Fique atento.