Empowerment: a arte de liderar.

Empowerment: a arte de liderar.

Você exerce um cargo de liderança? Gostaria de exercer um dia? Então leia com bastante atenção as próximas linhas. Mas, se você tem um chefe centralizador e que não sabe delegar, compartilhe este texto em suas redes sociais, quem sabe ele não acaba lendo.

Hoje falo sobre empowerment, uma palavrinha chata, de significado profundo, pouco entendido e menos ainda praticado.

Empowerment vai além do delegar responsabilidade e poder de decisão aos liderados. É uma cultura de desburocratização das decisões e, ainda, a incorporação das boas práticas a estrutura organizacional, à sua cultura.

Delegar

O simples delegar é atribuir poder a alguém. A cultura do empowerment vai além, visa a criação de um ambiente organizacional salutar, onde a criatividade e a iniciativa para estabelecer as melhores práticas são incentivadas.

Uma filosofia

O líder adepto a esta filosofia incentiva o crescimento da equipe ao não centralizar decisões, ao atribuir poder e responsabilidade de acordo com a capacidade de seus liderados e ao incitar a melhoria e aperfeiçoamento continuo de todos.

Comunicação

A busca por uma comunicação eficaz é constante. O líder é consciente que muitos problemas organizacionais acontecem por haver uma comunicação deficiente, seja pela falta dela ou ainda por ruídos e interpretações deficitárias.

A forma de transmitir uma informação ainda é influenciada pela cultura, e entender a maneira do outro comunicar é importante para o real entendimento do que está sendo transmitido.

Então, compartilhamento de informações estratégicas para a tomada de decisão é imprescindível. Margens de lucro, market share, principais concorrentes, produtividade, etc.; são dados que devem ser filtrados e compartilhados em todos os níveis e com o detalhamento necessário ao uso estratégico que o setor fará uso das informações.

Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns. Peter Drucker

Visão, missão, objetivos

São a razão de existir de toda organização e estes valores devem estar mentalmente claro para todos. Transmitir com clareza estas ideais deve ser uma constante dentro da empresa.

Um líder com uma cultura de liderança baseada na filosofia empowerment compartilha, extrai o melhor de cada colaborador. É ciente que o todo é muito maior que a soma das partes.

Acompanhar seus liderados se apresentando como um consultor é o que se espera de um líder empowerment.

Reconhecimento

Apesar de o trabalho ser em equipe e acertos e erros serem atribuídos ao grupo, o líder reconhece e recompensa seus membros de forma isolada, premiando e motivando aqueles que se destacam.

Logo, agilidade e flexibilidade são características marcantes de equipes administradas por um líder empowerment.

Boa quinta-feira!